Maria Amélia Ferreira é a primeira mulher a liderar Faculdade de Medicina do Porto

A docente universitária sucede ao pneumologista José Agostinho Marques.

Foto
Em 189 anos, a Faculdade de Medicina nunca tinha sido liderada por uma mulher Adriano Miranda

A professora catedrática Maria Amélia Ferreira foi eleita nesta segunda-feira directora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tornando-se na primeira mulher a liderar a instituição em 189 anos de história.

Em comunicado, a FMUP adianta que Maria Amélia Ferreira foi eleita pelo conselho de representantes daquela faculdade para um mandato de quatro anos (2014-2018).

Durante a apresentação pública do seu plano de acção, a docente universitária assumiu querer “manter a FMUP como um centro de excelência na aprendizagem, na criação e valorização do conhecimento, para a formação dos médicos”, tendo como “marcas de referência os estudantes, o conhecimento, a criatividade, a compaixão e a ética”.

Nascida a 27 de Fevereiro de 1955 em Vila Nova de Gaia, Maria Amélia Ferreira licenciou-se em 1978 pela FMUP e obteve o doutoramento pela Universidade do Porto em 1985, tendo ocupado o cargo de professora catedrática da FMUP em 1993.

Cinco anos depois, obteve o “postgraduate diploma” em Educação Médica da Universidade de Cardiff, sendo mestre nesta área científica pela Universidade de Lisboa desde 2000.

Dirigiu o Centro de Educação Médica da FMUP desde 2002, até constituir o actual Departamento de Educação e Simulação Médica, e desde há quatro anos que lidera o curso de Medicina da FMUP, tendo sido responsável pela reforma curricular em curso.

Maria Amélia Ferreira tem ocupado diversos cargos de governo da FMUP, sendo destacada como “precursora da estratégia de internacionalização institucional, através da implementação dos programas de mobilidade e de cooperação internacional” da instituição de ensino, tendo ainda promovido os Programas Intergovernamentais de Cooperação na área da Medicina entre Portugal e Angola e a constituição da Rede de Educação Médica em Língua Portuguesa.

Em 2011, a sua experiência no âmbito da Educação Médica em Portugal e no estrangeiro valeu-lhe o Prémio Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.

Maria Amélia Ferreira sucede ao pneumologista José Agostinho Marques, que dirigiu a FMUP nos últimos sete anos.

Segundo adianta a FMUP, a tomada de posse da nova directora será marcada após homologação dos resultados da eleição pelo reitor da Universidade do Porto.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto teve em 2014, pelo sétimo ano consecutivo, a nota mais alta de acesso ao ensino superior do país e, nos últimos 14 anos, liderou 13 vezes o “ranking das Faculdades mais exigentes”, com notas que oscilaram entre os 181,0 e os 187,5 valores.

Sugerir correcção
Comentar