A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou nesta quinta-feira a apreensão de 1,2 toneladas de cocaína no Porto de Lisboa, com um valor estimado de 56,5 milhões de euros, naquela que é descrita como a maior apreensão de sempre desta droga feita pelos serviços alfandegários nacionais.
Segundo um comunicado da AT, a droga, suficiente para a produção de quase 12 milhões e meio de doses individuais, “encontrava-se dissimulada no interior de bidões com polpa de fruta, transportados num contentor carregado num porto da Argentina e que tinha como destino final uma empresa espanhola da área de Madrid”.
“O elaborado modus operandi”, acrescenta-se na mesma nota, “apresenta características distintas das que até ao momento foram identificadas pela AT em portos nacionais, sendo que a quantidade envolvida é bastante elevada, resultando na maior apreensão de sempre de cocaína por parte desta autoridade”. O estupefaciente apreendido foi já entregue à Polícia Judiciária, a quem compete dar sequência à investigação.
Ao longo deste ano, e contabilizando as apreensões feitas nos portos e aeroportos nacionais, só a Autoridade Tributária apreendeu um total de 1,7 toneladas de cocaína, para além de outros produtos estupefacientes naturais e sintéticos.

Comentar