Mais de 80 respostas ao pedido de ajuda dos pais das vítimas do Meco

Em pouco mais de 24 horas, o email criado para receber informações e pistas sobre a tragédia que matou seis estudantes encheu-se de mensagens, “algumas de muito interesse".

Foto
Os pais exigem saber o que aconteceu na fatídica noite de 15 de Dezembro Miguel Manso

Os pais dos seis jovens que morreram em Dezembro na praia do Meco, em circunstâncias ainda por apurar, já receberam mais de 80 mensagens electrónicas na conta de email que criaram para receber informações e pistas sobre o que sucedeu naquele fim-de-semana.

"Temos mais de 80 mensagens, algumas de muito interesse", explica um porta-voz do grupo, remetendo para um momento posterior a eventual revelação de mais pormenores.

Os seis jovens da Universidade Lusófona de Lisboa morreram na madrugada de 15 de Dezembro. Apenas o chamado "dux", nome que é dado ao chefe máximo da praxe, sobreviveu, mas tem permanecido em silêncio desde então. Alguns pais das vítimas tentaram, entretanto, obter informações junto do jovem e junto do Conselho Oficial da Praxe Académica da Lusófona, sem sucesso. O caso está neste momento a ser investigado pelas autoridades e sob segredo de justiça.

No sábado ao final da tarde, os pais pediram a todas as pessoas que possam ajudá-los a esclarecer o sucedido para usarem uma conta de email que tinham acabado de criar — tragedia.meco@gmail.com. Em pouco mais de 24 horas chegaram-lhes mais de 80 mensagens.

Entretanto, o ministro da Educação convocou as associações de estudantes para debater o tema das praxes já nesta semana. A tutela diz estar a acompanhar “com toda a atenção” os incidentes mais recentes relacionados com o assunto. O ministério dirigido por Nuno Crato pretende “discutir e estudar” com os alunos das instituições de ensino superior, quer públicas, quer privadas, “as melhores formas de prevenir este tipo situações, de extrema gravidade”. Os representantes das universidades e dos institutos politécnicos públicos também vão ser ouvidos pela tutela acerca da mesma questão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar