A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 313 quilos de cocaína no porto de Leixões, avançou esta segunda-feira. A droga era proveniente do Brasil e está avaliada em cerca de 30 milhões de euros.
Segundo a PJ, esta é a maior apreensão de cocaína realizada pela directoria do Centro e uma das mais relevantes realizada este ano pela Judiciária.
A cocaína, proveniente do Porto de Santos, no Brasil, e com “um elevado grau de pureza”, vinha em contentores com matéria-prima destinada a uma empresa da zona Centro, tendo sido colocada entre a mercadoria e as portas, “numa técnica que utiliza os contentores como meio de transporte sem o conhecimento das empresas exportadoras e importadoras”, adianta a PJ, em comunicado.
De acordo com a PJ, esta técnica é utilizada por redes internacionais, “bem organizadas”, que contam com “o apoio de elementos nos vários países onde os navios aportam, uma vez que a droga é interceptada e retirada antes de os contentores chegarem com a mercadoria ao seu destino”.
A investigação vai continuar, em cooperação policial com outras entidades internacionais, para “percepcionar a amplitude e as ramificações da organização criminosa que é responsável por esta importação de produto estupefaciente, tendo em vista o seu desmantelamento”.

Comentários