Mais de 300 combatem fogo em Belmonte

Incêndio começou no domingo, numa zona de mato.

Foto
Os 300 operacionais estão a ser apoiados por 95 meios terrestres Nelson Garrido

São 309 homens, dois aviões pesados, dois médios e um helicóptero. A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) actualizou nesta manhã de segunda-feira o balanço dos meios envolvidos no combate ao incêndio que lavra desde domingo na localidade de Terra Grande, no concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco.

Ao fim da manhã, o comandante operacional de Agrupamento do Centro Sul garantia que a maior parte do incêndio entre os concelhos de Belmonte e Sabugal já está dominada e em fase de consolidação. "Neste momento, temos apenas duas pequenas frentes que subsistem e que estão em locais onde não há acessos para as viaturas de combate pelo que todo o esforço está a ser feito com material sapador a pé e com o apoio dos meios aéreos", disse à Lusa Joaquim Chambel.

Adiantou ainda que "tendo em conta o andamento que o combate está a ter" a expectativa é de que seja "completamente dominado" nas próximas duas a três horas. E explicou que "a violência inicial do incêndio, que avançou muito rapidamente", e o "terreno, com uma orografia muito complexa", foram as principais dificuldades encontradas.

O fogo deflagrou às 16h23 de domingo, numa zona de mato. Os 300 operacionais têm sido apoiados por 95 meios terrestres, segundo o site da ANPC.

Durante o fim-de-semana ocorreram 256 incêndios em todo o país, que envolveram quase seis mil homens. Domingo, com 154 incêndios rurais, foi um dos dias deste ano com mais ocorrências — mas longe ainda das 243 observadas a 4 de Abril, segundo as estatísticas fornecidas pela Autoridade Nacional.

Boa parte do território apresenta-se com um nível muito elevado de risco de incêndio, situação que se manterá na terça-feira.

Desde a meia-noite desta segunda-feira, foram 27 os incêndios rurais registados, segundo dados citados pela Lusa.

Notícia actualizada às 12h53

Sugerir correcção
Comentar