Mais 30 crianças vítimas de tráfico no último ano em Portugal

Mendicidade e exploração laboral terão sido os principais destinos dos menores vítimas de tráfico humano em Portugal, avança o Ministério da Administração Interna.

Foto
Em 2012 foram sinalizadas 125 potenciais vítimas de tráfico de pessoas no país Rui Gaudêncio

Durante o ano passado registaram-se mais casos de crianças vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal. Dados do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), do Ministério da Administração Interna, divulgados nesta sexta-feira, apontam para mais 30 sinalizações que em 2011.

O Relatório Anual de 2012 do OTSH indica que as crianças até aos dez anos são as mais vulneráveis a este tipo de crime e que a mendicidade e exploração laboral são os fins mais prováveis. O aumento do número de crianças vítimas de tráfico humano está relacionado com um só caso, com vários menores, e que está ainda em investigação.

Aliás, a maioria das vítimas registadas em Portugal terão sido traficadas com o propósito de exploração laboral, sendo também este o tipo de crime com mais casos pendentes ou cuja investigação está ainda a decorrer. Quase um terço das sinalizações referem-se a situações de coacção para práticas de furto e a maioria das vítimas são crianças do sexo masculino.

No que diz respeito ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, o OTSH indica 25 sinalizações. A maioria das vítimas são mulheres de origem estrangeira. Contudo, ainda só quatro casos foram confirmados.

Em termos gerais, o relatório dá conta de 125 potenciais vítimas de tráfico de pessoas, a maioria delas em território português e apenas 44 no estrangeiro. Lisboa e Setúbal são os distritos em que se registam mais sinalizações, mas os casos acontecem um pouco por todo o país.

O OTSH recolheu dados junto das diferentes autoridades que constituem o sistema de monitorização nacional, o que permite concluir que as polícias são as entidades a que as pessoas mais recorrem para apresentar queixas em relação a crimes desta natureza.

A Antena1 avança que, embora os dados do Relatório Anual sejam relativos a 2012, os dados deste ano continuam a ser preocupantes. Entre Janeiro e Abril foram confirmadas mais 20 vítimas de tráfico de pessoas que no período homólogo do ano anterior.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar