Maioria chumba pedido do PCP para audições sobre o programa Citius

Foto

PSD e CDS-PP chumbaram nesta quarta-feira o pedido do PCP para um conjunto de audições sobre o programa Citius por considerá-las "extemporâneas", mas prometeram viabilizar todas as iniciativas após o apuramento das responsabilidades dos problemas daquela plataforma informática.

"A ministra da Justiça já disse que se entrou numa fase de apuramento das responsabilidades e que daí retiraria todas as consequências", lembrou o deputado do PSD Hugo Velosa, durante a discussão do requerimento do PCP à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, para a audição de um conjunto de audições sobre o programa Citius.

Por isso, acrescentou, até à conclusão do processo de apuramento das responsabilidades é "extemporâneo" realizar qualquer audição.

"Viabilizaremos todas as iniciativas após o apuramento das responsabilidades", prometeu o deputado social-democrata.

Acompanhando os argumentos de Hugo Velosa, o deputado do CDS-PP Telmo Correia anunciou que o seu partido também iria votar contra o requerimento dos comunistas.

Ao lado do PCP votaram o BE e PS, com os socialistas a recordarem que já tinham anteriormente apresentado um requerimento - também chumbado pela maioria PSD/CDS-PP - para a criação de uma comissão de acompanhamento sobre o sistema informático Citius.

No requerimento chumbado esta manhã, os comunistas propunham a audição da Ordem dos Advogados, das associações sindicais dos órgãos judiciários e dos responsáveis do programa Citius, entre outros.

Na segunda-feira, a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse que assim que tiver o relatório sobre os problemas da plataforma informática Citius será aberto um inquérito interno.

"É meu timbre apurar responsabilidades e é isso que vamos fazer e depois actuar em função desse mesmo apuramento", afirmou.

O bloqueio da plataforma informática Citius no arranque do novo mapa judiciário, a 1 de Setembro, gerou críticas de magistrados, advogados e funcionários judiciais que alertaram para o "caos" gerado nos tribunais, tendo, no plano político, levado partidos da oposição a pedir a demissão da ministra da Justiça.

 

Sugerir correcção
Comentar