Madeira registou 2164 casos de dengue nos últimos quatro meses

Surto tem vindo a diminuir desde meados de Novembro, registando-se apenas 28 infectados desde o início de 2013

Nos últimos quatro meses foram notificados 2164 casos de dengue na ilha da Madeira, revelou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início do surto, a 3 de Outubro de 2012, alem destes casos registados nas unidades hospitalares e de cuidados de saúde primários da Madeira, foram também reportados 11 em Portugal continental e 67 em 12 países europeus, todos em viajantes regressados desta ilha. Não se registaram mortes.

Segundo a DGS, a monitorização semanal da infecção pelo vírus da dengue na ilha da Madeira demonstra, desde meados de Novembro (semana 46), que o número de novos casos tem vindo a diminuir, tendo sido contabilizados apenas 28 casos de infecção por vírus da dengue desde o início do corrente ano e até ao dia 3 de Fevereiro. Na última semana de Outubro, o surto atingiu o seu ponto mais crítico, ao registar um total de 395 novos casos.

Na sua última informação mensal, a DGS revela que a análise das sequências do genoma viral (600 nt) das amostras estudadas, do serótipo 1, revela fortes semelhanças com as do vírus DEN-1 que circula na América Latina. A vigilância entomológica, utilizando armadilhas para ovos e formas adultas, colocadas em locais estratégicos da ilha, tem revelado uma diminuição progressiva da actividade dos mosquitos, acrescenta a Direcção-Geral da Saúde, que mantém as recomendações para protecção individual através da prevenção das picadas de mosquitos do género Aedes, particularmente Ae. aegypti, infectados com o vírus.
 
 

Sugerir correcção
Comentar