Lista A vence eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

Foto
Sindicato alega ter tido conhecimento de várias empresas em que os jornalistas estão a ser impedidos de marcar 25 de férias Foto: Ana Banha

A lista A venceu nesta quarta-feira as eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) com 703 votos, ficando com três dos quatro lugares em disputa, disse o presidente da entidade, Pedro Mourão, à Agência Lusa.

A lista B recebeu 295 votos e vai ter um representante, havendo ainda 31 brancos e quatro nulos, acrescentou o juiz desembargador Pedro Mourão.

Pela lista A foram eleitos Jacinto Godinho, Paulo Martins e Rosária Rato, e pela B Miguel Alexandre Ganhão.

Pedro Mourão salientou a responsabilidade da Comissão em velar pela emissão ou cassação das carteiras e tutela disciplinar de jornalistas, mas também de aferir se os jornalistas cumprem o seu estatuto, designadamente em relação às incompatibilidades.

“De forma geral, não têm grande significado os procedimentos disciplinares levantados”, adiantou, considerando que “os jornalistas são cumpridores do seu estatuto”.

A votação mobilizou cerca de mil jornalistas de um universo próximo de cinco mil, o que esteve “mais ou menos dentro dos parâmetros das eleições anteriores”, disse, particularizando que a maior parte dos votos foi por correspondência e realçando o seu decorrer “calmo”.

 

 

Sugerir correcção
Comentar