Liga Portuguesa contra o Cancro anuncia prémio Sobrinho Simões

Prémio anual visa distinguir personalidades que durante a vida se destacaram no combate ao cancro. Marcelo vai condecorar organismo com a Ordem do Infante D. Henrique.

Foto
A Liga Portuguesa contra o Cancro faz 75 anos nesta segunda-feira Carlos Lopes (arquivo)

A Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) decidiu criar um prémio nacional a atribuir a personalidades que durante a vida se destacaram no combate ao cancro, que em 2016 terá o nome do médico e investigador Sobrinho Simões.

A decisão foi anunciada pelo presidente desta instituição, Vítor Veloso, durante a sessão comemorativa dos 75 anos da LPCC, que contou com intervenções do próprio Sobrinho Simões, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Vítor Veloso explicou que o prémio será anual e "terá cada ano um nome, que será o seu patrono", acrescentando: "Este ano será denominado professor doutor Manuel Sobrinho Simões". O anúncio foi recebido com uma salva palmas pelos presentes no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Por sua vez, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar a Liga Portuguesa contra o Cancro com a Ordem do Infante D. Henrique.

O Chefe de Estado referiu que a missão de utilidade pública da Liga Portuguesa contra o Cancro "foi reconhecida em 1966, quando agraciada com a Ordem da Benemerência, e em 2006, quando agraciada com a Ordem de Cristo".

"E eu decidi, como primeira condecoração no início do mandato presidencial, agraciar com a Ordem do Infante Dom Henrique que será entregue no termo da celebração dos 75 anos", acrescentou o Presidente da República.

Sugerir correcção
Comentar