Libertado dono da arma ilegal usada em disparo que atingiu criança

MP considerou que não era necessária uma medida de coacção mais grave do que o termo de identidade e residência. Dois rapazes brincaram com revólver na casa do padrinho da vítima que está em estado grave.

Foto
Foi nesta casa na freguesia de S. Paio de Merelim que tudo aconteceu João Silva

O padrinho da criança de nove anos baleada na sexta-feira em São Paio de Merelim, em Braga, saiu em liberdade este sábado depois de ter sido interrogado por um procurador. O homem, com mais de 50 anos, é o dono do revólver que foi usado por um amigo da vítima. Tinha sido detido pela Polícia Judiciária por posse ilegal de arma.

Pelas 10h, começou a ser ouvido pelo procurador nos serviços do Ministério Público de Vieira do Minho e saiu pouco antes das 14h com termo de identidade e residência, a medida de coacção menos gravosa, que é, aliás, inerente à condição de arguido. O procurador considerou que não seria necessária outra medida mais pesada e decidiu, por isso, não requer o seu interrogatório por um juiz de instrução criminal.

Segundo fonte policial, o homem que afinal não é tio da vítima como foi noticiado, mas somente seu padrinho, tinha também cerca de uma dezena de armas ilegais em casa a par de algumas legalizadas. A Polícia Judiciária continuará agora a investigação no sentido de perceber a origem da arma. O arguido, indiciado por posse ilegal de arma, poderá também vir a ser responsabilizado por não ter as armas guardadas num cofre ou num armário de segurança como obriga o regime jurídico das armas.

A criança de nove anos continua internada no Hospital de São João, no Porto, na unidade de cuidados intensivos pediátricos em estado grave, de acordo com fonte daquele hospital. O rapaz foi baleado por um amigo de 12 anos quando ambos brincavam em casa do padrinho. Encontraram o revólver de calibre .22, considerado um arma de defesa pessoal, numa caixa de ferramentas que estava na garagem da habitação. Empunharam a arma à vez e foram até a um quarto da casa onde depois ocorreu o disparo.

Sugerir correcção
Comentar