A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, foi eleita nesta quarta-feira a primeira presidente do Conselho Geral da nova Universidade de Lisboa, instituição que resulta da fusão das actuais universidades de Lisboa e Técnica de Lisboa e que funcionará nos novos moldes já a partir do próximo ano lectivo.
Além de Leonor Beleza, passam também a integrar este órgão o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, os gestores António Mexia e Henrique Granadeiro, e ainda Jaime Gama, João Bento, Medeiros Ferreira, Nuno Amado, Tiago Pitta e Cunha e João Cravinho.
É ao Conselho Geral que cabe a eleição do reitor da nova universidade, cargo que tem até agora um único candidato, o actual reitor da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), António Cruz Serra. A eleição deverá ocorrer no mês de Julho.
A nova instituição terá no total mais de 47 mil estudantes, número que representa cerca de 26% dos alunos do ensino superior em Portugal, divididos por 18 escolas e institutos. O Instituto Superior Técnico é a escola com a maior fatia de alunos: cerca de 12 mil.

Comentar