A GNR e a Segurança Social encerraram nesta quinta-feira um lar de idosos ilegal, em Anadia, no qual residiam dois homens e sete mulheres, com idades entre 70 e 92 anos.
Até às 13h00, já tinham sido retirados do local quatro idosos, três dos quais foram transportados pelos bombeiros para locais de acolhimento indicados pela Segurança Social e um outro foi levado pelos familiares.
A GNR deslocou-se ao local na quarta-feira, acompanhada de elementos da Segurança Social e da Autoridade Segurança Alimentar e Económica (ASAE), após uma denúncia de que haveria um lar ilegal a funcionar numa residência em Amoreira da Gândara, no concelho de Anadia.
Em declarações à Lusa, o capitão Tiago Silva, da GNR de Anadia, disse que durante a visita à residência encontraram nove idosos, quatro dos quais estavam acamados e os restantes podiam deslocar pelos próprios meios. Segundo a mesma fonte, os idosos não evidenciavam sinas de maus tratos nem de subnutrição.
A dona do lar, de 35 anos, é reincidente e estava proibida de exercer a actividade. A suspeita é a mesma responsável por três lares de idosos ilegais que as autoridades encerraram nos últimos anos nos concelhos de Anadia, Oliveira do Bairro e Cantanhede.
A ASAE levantou autos de contra-ordenação relativamente às condições da cozinha. O caso deverá ser remetido para o Ministério Público para eventual abertura de eventual queixa-crime contra a dona do lar, uma mulher de 35 anos.

Comentários