Kate McCann em Portugal para o julgamento do ex-inspector da PJ Gonçalo Amaral

Pais de Maddie dizem que a tese do detective prejudicou as tentativas de encontrarem a filha e acusam-no de difamação.

Foto
Kate McCann não deverá depor no julgamento Enric Vives-Rubio

Kate McCann, a mãe da menina desaparecida no Algarve em Maio de 2007, Maddie, regressou na noite de quarta-feira a Portugal para assistir ao início do julgamento de Gonçalo Amaral, o ex-inspector da Polícia Judiciária que o casal McCann acusa de difamação. A primeira sessão está prevista para esta sexta-feira.

No seu livro A Verdade da Mentira, Gonçalo Amaral, que acompanhou a investigação até Outubro de 2007, acusa Kate e Gerry McCann de encobrirem a morte de Maddie e de estarem envolvidos no seu desaparecimento. O casal nega as acusações e reclama uma indemnização de um milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros).

Kate viajou com a mãe, Susan Healey, e Gerry ficou em Inglaterra com os filhos gémeos Sean e Amelie. Nem ela nem o marido tinham planeado assistir mas, segundo o jornal inglês Daily Express, a advogada do casal Isabel Soares aconselhou a que um deles estivesse presente. Kate deverá apenas assistir ao julgamento, não estando previsto que venha a depor. Alguns familiares serão testemunhas.

Amigos e familiares ouvidos pela imprensa britânica denunciam “as mentiras venenosas” de Gonçalo Amaral que quase destruíram a família, escreve ainda o Daily Express. O Guardian lembra que o casal invoca, neste caso, o prejuízo que a tese de Gonçalo Amaral trouxe para as tentativas de encontrar Maddie, ao lançar o veneno na opinião pública portuguesa contra a família e ao desencorajar os esforços antes postos na investigação.

Depois de ter sido retirado do mercado em 2009 por decisão judicial, após uma providência cautelar interposta pelo casal, o livro voltou a estar à venda em Portugal depois de o Tribunal da Relação reverter a decisão do tribunal de primeira instância.

Sugerir correcção
Comentar