José Manuel Silva reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

Médico era o único candidato ao cargo de presidente. Nos conselhos regionais do Centro e do Sul alcançaram a vitória os candidatos Carlos Cortes e Jaime Teixeira Mendes.

Foto
O bastonário diz que este é precisamente um problema que as carreiras médicas evitam Enric Vives-Rubio

José Manuel Silva, candidato único ao cargo de presidente, foi reeleito bastonário da Ordem dos Médicos.

Nos conselhos regionais do Centro e do Sul e Ilhas da Ordem dos Médicos - os únicos órgãos disputados por mais de uma lista - alcançaram a vitória os candidatos Carlos Cortes e Jaime Teixeira Mendes, respectivamente, indica um comunicado citado pela Lusa.

No seu discurso de apresentação de candidatura, há cerca de um mês, José Manuel Silva mostrou-se disponível para colaborar com o Governo na produção de um documento "que norteie o futuro da saúde em Portugal".

Para os próximos três anos, o bastonário reconduzido no cargo prometeu ainda que a Ordem dos Médicos estará "mais vezes" no terreno, próxima de médicos e dos doentes, para combater os "problemas reais, que são muito graves".

No seu entender, os próximos tempos "serão ainda mais complicados e desafiantes do que os anos mais recentes", com muitos desafios na área da saúde.

Já Jaime Mendes, eleito para o Conselho Regional do Sul e Ilhas, reafirmou a vontade da sua equipa de "promover uma discussão democrática da reforma estatutária", assim como "a publicação atempada do conselho nacional executivo e a reforma geral dos serviços administrativos regionais e distritais com a autonomização dos serviços da presidência".

Jaime Mendes promete ainda "modificar o regulamento dos Colégios, criando um método eleitoral proporcional" que permita a participação de elementos das listas minoritárias, além de criar meios e instalações para as duas maiores distritais do país: Lisboa e Grande Lisboa. No conselho regional do Norte foi confirmada a eleição do candidato único Miguel Guimarães.

Antes da reeleição, o bastonário numa entrevista ao PÚBLICO fez um balanço do primeiro mandato durante o qual protagonizou várias polémicas e alternou entre elogios e críticas ao ministro da Saúde. O especialista em Medicina Interna defendeu que Paulo Macedo é o ministro “mais qualificado” deste Governo, ao mesmo tempo que afirmou que ele está mais preocupado em cortar do que em reformar.

Resultado? José Manuel Silva, que dá aulas na Faculdade de Medicina de Coimbra, onde se formou, conclui que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a “perder qualidade”, que há uma “clara desmotivação dos profissionais” e que os serviços estão a funcionar com “constrangimentos dramáticos”.

Sugerir correcção
Comentar