Jardim justifica encerramento de urgências nocturnas na Madeira com excesso de bebedeiras

Governante diz que a região resistiu à pressão da troika e “não fechou nenhum centro de saúde”.

Foto
“Mais de 90% das urgências, à hora a que foram fechadas, eram para curar bebedeiras”, declarou Jardim Nelson Garrido

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, justificou o encerramento de urgências em centros de saúde desta ilha com o excesso de bebedeiras na região.

“Mais de 90% das urgências, à hora a que foram fechadas, eram para curar bebedeiras”, declarou na quinta-feira o governante na cerimónia de entrega de seis ambulâncias a centros de saúde. “Não vamos pagar horas extraordinárias durante toda a noite a médicos, enfermeiros e técnicos de saúde porque há uns indivíduos que resolvem tomar a bebedeira de vez em quando”, disse Jardim, justificando “não haver razão em certas localidades para a urgência funcionar toda a noite e haver, com estes meios de transporte, possibilidade de atender a situações de urgência”.

A afirmação de Jardim de que 90% dos atendimentos nos centros de saúde eram “bebedeiras” foi classificada de “gravidade extrema” pelo líder do PS na Madeira. Tal declaração, lamentou Victor Freitas nesta-sexta-feira, “lança uma péssima imagem sobre o povo da Madeira, sem alicerçar essas informações com dados estatísticos credíveis”.

Segundo Freitas, as citadas declarações “remetem os encerramentos dos centros de saúde para uma discriminação inadmissível para com essas localidades e o seu povo”. E dão “a entender que o povo de Santana, Ribeira Brava e Porto Moniz é amigo do álcool em excesso”, acrescentou, referindo-se ao encerramento das urgências nocturnas dos centros de saúde daquelas localidades.

O líder do PS considera Jardim, pelo “rali das tascas” na festa do Chão da Lagoa, “o pior exemplo em matéria de abuso de álcool junto dos madeirenses”. Acusa ainda o chefe do governo regional de, desde a derrota em sete dos 11 municípios nas últimas eleições autárquicas, proferir “ declarações que humilham os cidadãos da Madeira e Porto Santo que, de um momento para outro, passam de ´povo superior´ ao mais inferior dos povos”.

No discurso feito no referido acto de entrega das ambulâncias, realizado na quinta-feira em Santana, Jardim afirmou que a região foi “muito pressionada” pela troika para “fechar centros de saúde”, mas resistiu e “não fechou nenhum”.

“Também fomos pressionados para que se cortassem despesas na saúde, mas o que fizemos foi uma melhor racionalização”, sublinhou o chefe do governo madeirense, exemplificando com a alteração dos horários nas urgências.

Em cumprimento do plano de resgate da Madeira, a região comprometeu-se a tomar “medidas estruturais, com o objectivo de garantir a sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde. Entre as medidas que deveriam permitir uma redução de custos neste sector na ordem 20 milhões de euros está “a reanálise do funcionamento dos centros de saúde, incluindo os respectivos serviços de urgência”.

Nas ilhas da Madeira e Porto Santo existe um total de 50 centros de saúde, quase um por cada uma das 54 freguesias existentes no arquipélago. Sete daquelas unidades dispõem de serviço de urgência, nomeadamente as das sedes de concelho da Ribeira Brava, Calheta, Porto Moniz, São Vicente, Santana, Machico e Porto Santo.

 

 

Sugerir correcção
Comentar