Japonesa Shiseido anuncia fim dos testes de cosméticos em animais

Aposta está em sintonia com uma decisão recente da União Europeia, de proibir a venda de produtos testados em animais.

Foto
Shiseido garante a segurança dos seus cosméticos, mesmo sem os testar em animais YOSHIKAZU TSUNO/AFP

A empresa japonesa Shiseido, cujos produtos de cosmética são vendidos em Portugal, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar de testar os cosméticos em animais. Esta medida surge numa altura em que a União Europeia (UE) se prepara para proibir a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos que tenham sido testados dessa forma.

A decisão do fabricante tem efeitos a partir de Abril em todas as suas unidades de produção, incluindo as das empresas com quem trabalha. “Os nossos fornecedores vão abandonar os testes em animais e nós não efectuaremos este tipo de testes com laboratórios exteriores”, garantiu um porta-voz do grupo, citado pela AFP.

Apesar das garantias, a empresa aponta algumas excepções à regra: os produtos vão continuar a ser testados em animais quando essa for a única solução disponível para comprovar a respectiva segurança, e também em países onde o teste em animais é obrigatório antes da comercialização dos mesmos.

A decisão da gigante japonesa vai ao encontro da resolução adoptada recentemente na União Europeia: a partir de 11 de Março vai ser proibida a importação e venda de cosméticos – dos sabonetes às pastas de dentes – testados em animais, seja qual for o país em que tal tenha acontecido.

Esta é uma boa notícia para os defensores dos direitos dos animais que lutam há décadas para que os fabricantes destes produtos encontrem alternativas aos testes em animais, que consideram cruéis e inúteis.

A Shiseido sublinhou que consegue garantir a segurança dos seus cosméticos sem recorrer a este tipo de testes, através dos resultados de experiências anteriores e dos testes em humanos voluntários.

Sugerir correcção
Comentar