Instituto da Juventude lança programa de apoio a empreendedores jovens

Programa terá duas edições em 2016 e 2018 e visa apoiar o desenvolvimento de projectos assim como a sustentabilidade de entidades e postos de trabalho criados ao abrigo do programa.

Foto
O programa "Empreende Já" vai ser co-financiado por Programa Operacional Inclusão Social e Emprego asm ADRIANO MIRANDA

O Instituto da Juventude lança terça-feira um programa de apoio à criação de empresas por jovens e de empregos para jovens, para os próximos dois anos.

O Programa "Empreende Já", promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP), é apresentado na terça-feira, em Lisboa, na presença do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O "Empreende Já" destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por e para jovens. O programa terá duas edições, entre 2016 e 2018, cada uma com duas acções distintas.

A primeira destina-se a apoiar o desenvolvimento de projectos de aquisição de competências por parte dos jovens, enquanto a segunda se destina a apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projectos desenvolvidos por jovens empreendedores.

O IPDJ pretende envolver na primeira acção deste programa 630 jovens NEET dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.

Os jovens empreendedores terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS) e os que passarem para a segunda acção receberão 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. O segundo apoio financeiro implica o compromisso de manter a entidade em actividade durante 2 anos.

O "Empreende Já" é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, co-financiado, no valor de 4,6 mil milhões de euros, pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 - Iniciativa Emprego Jovem.

Sugerir correcção
Comentar