Infarmed vai lançar concurso para abertura de novas farmácias

Ao todo serão abertas 17 novas farmácias e oito postos farmacêuticos em vários distritos do país, numa altura em que o sector atravessa uma crise sem precedentes.

O concurso para a abertura de novas farmácias será lançado em breve Sara Matos

Numa altura de crise no sector, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) vai abrir um concurso para a abertura de 17 novas farmácias nos distritos de Braga, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Leiria e Viseu e oito postos farmacêuticos nos distritos de Lisboa, Coimbra, Faro, Porto, Santarém e Viana do Castelo.

“A abertura deste procedimento resulta do trabalho de avaliação da cobertura farmacêutica nacional que o Infarmed tem vindo a realizar desde o último ano, em conjugação com os pedidos de abertura de novas farmácias provenientes de particulares, entidades autárquicas e administrações regionais de saúde”, explica o Infarmed, em nota divulgada nesta terça-feira.

Mas a abertura destes estabelecimentos é apenas a primeira fase do concurso. O processo de avaliação da cobertura farmacêutica nacional vai continuar, uma vez que o Infarmed recebeu cerca de “400 pedidos” que ainda estão “em apreciação”, acrescenta o organismo regulador.

O Infarmed pode abrir concurso para a instalação de uma nova farmácia, “quando se verifiquem determinados requisitos (estipulados na lei) e o interesse público na acessibilidade dos cidadãos à dispensa de medicamentos o justifique”.

Quanto à instalação de postos farmacêuticos móveis, esta reveste “carácter excepcional e transitório e visa dotar determinados locais de estruturas flexíveis que permitam garantir às populações mais isoladas uma assistência farmacêutica de qualidade”.

A comunicação da abertura de concurso será publicada oportunamente em Diário da República e o processo decorrerá totalmente por via electrónica através do sítio do Infarmed na Internet (www.infarmed.pt)

 

 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.