INEM alerta para perigos devido a vaga de frio

Foto
Vaga de frio vem da Europa e já matou pelo menos 89 pessoas Daniel Mihailescu/AFP

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou um aviso com os cuidados a ter nos próximos dias devido ao frio intenso que vai chegar a Portugal continental devido a uma vaga de ar gelado vinda da Europa.

O instituto pede às pessoas para terem especialmente cuidado devido às situações causadas pelo frio. Apesar de quando se está fora de casa, as pessoas estão mais desprotegido às temperaturas baixas e aos acidentes, dentro de casa, os aquecedores ligados e as lareiras podem aumentar o risco de incêndio ou intoxicação por monóxido de carbono.

Os idosos, crianças, pessoas que estão muito tempo no exterior sem abrigo e consumidores de álcool e droga estão especialmente vulneráveis à hipotermia, quando o corpo perde calor mais depressa do que o que é capaz de produzir. Os sintomas são tremores, exaustão, confusão, mãos inquietas, perda de memória ou sonolência, as crianças ficam com a pele muito vermelha e apáticas.

O INEM recomenda nestes casos, colocar a vítima num quarto quente, tirar a roupa molhada se for o caso, aquecer a parte central do corpo, utilizando um cobertor e dar bebidas quentes, não alcoólicas, às pessoas que estejam conscientes.

O instituto também alerta para as queimaduras da pele, que acontecem normalmente a partes do corpo expostas ao frio. Regiões como o nariz, orelhas, bochechas, queixo ou dedos, ficam invulgarmente brancos ou acinzentados e com formigueiro.

Nesta situação, é essencial ir para um lugar abrigado, colocar a área queimada em água morna ou aquecer com o calor do corpo. O INEM desaconselha esfregar a área queimada com neve, ou tão pouco massajá-la. Usar compressas aquecedoras, lâmpadas quentes ou o calor do fogão, lareira ou radiador podem facilmente causar queimaduras.

Em qualquer dos casos, hipotermia ou queimaduras, o INEM aconselha que seja feita uma observação por um médico, numa emergência, o instituto recomenda ligar para o 112.

Sugerir correcção
Comentar