Grandes incêndios de 2013 provocaram 34,2 milhões de euros em prejuízos

Danos dos cinco maiores incêndios do ano passado correspondem a uma área ardida de 27.918 hectares, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Foto
O incêndio foi detectado pelas 15h30, no sítio da Alegria, nas zonas altas do concelho do Funchal Adriano Miranda

No último Verão, os incêndios registados no Caramulo, Picões, Trancoso, Mondim de Basto e Covilhã, nos quais morreram nove pessoas, das quais oito eram bombeiros, representaram danos directos no valor de 34,2 milhões de euros, o correspondente a uma área ardida de 27.918 hectares.

A estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), baseada nos valores declarados pelos municípios, aponta para que, só no incêndio do Caramulo, se tenham registado perdas de 13,9 milhões de euros. Seguiu-se o incêndio de Picões, com danos na ordem dos 10 milhões de euros. É aproximadamente o mesmo valor dos danos estimados para o conjunto dos outros três grandes incêndios (Trancoso, Mondim de Basto e Covilhã).

Mas há diferenças a assinalar. No Caramulo, onde as chamas arderam continuamente entre 21 e 30 de Agosto de 2013, os danos decorreram sobretudo da perda de potencial florestal, com Tondela a afirmar-se como o município mais afectado.

Já no incêndio de Picões, ocorrido entre 8 e 12 de Julho, destacam-se sobretudo os danos no potencial agrícola (37,9% do total de danos reportados). Aqui Mogadouro foi o município mais afectado.

No conjunto dos três outros grandes incêndios, os danos em infra-estruturas foram estimados em 1,5 milhões de euros.

No conjunto dos fogos, o de Picões foi o que apresentou maior área ardida: correspondendo a 46,9% da totalidade dos cinco incêndios

 No total, 982 explorações agrícolas foram afectadas e 1.924 hectares de área agrícola destruídos. O total dos danos na agricultura rondou os 7,7 milhões de euros.

Em termos de edificado, foram afectados 197 edifícios, havendo ainda a reportar cinco pessoas desalojadas.

Sugerir correcção
Comentar