O Hospital de Ponta Delgada, em S. Miguel, nos Açores, anunciou nesta quarta-feira a reabertura da Unidade de Neonatologia, a única valência do género nos Açores, que esteve encerrada durante dez dias devido ao aparecimento de uma bactéria que contaminou sete bebés.
“De acordo com as orientações vigentes na instituição para a profilaxia da infecção cruzada por Acinetobacter Baumanii, foram efectuados todos os procedimentos adequados à situação”, refere um comunicado divulgado pelo Conselho de Administração do Hospital de Ponta Delgada, anunciando a reabertura daquela unidade especializada.
A Unidade de Neonatologia encerrou a 30 de Julho devido à existência da bactéria Acinetobacter Baumannii, detectada a 21 de Julho.
Durante o encerramento da unidade, as mulheres entre as 28 e 31 semanas de gravidez, cujos bebés os médicos entenderam que poderiam necessitar de cuidados intensivos neonatais, foram encaminhadas para hospitais no continente.
O director do serviço de Pediatria do Hospital de Ponta Delgada, Carlos Pereira Duarte, afirmou, na altura, que “a bactéria existe há, pelo menos, dois a três anos” neste hospital, frisando que “não têm sido tomadas as devidas providências”, o que foi rejeitado pela administração hospitalar.
A Unidade de Neonatologia foi criada no Hospital de Ponta Delgada há 24 anos para cuidar dos recém-nascidos prematuros ou com complicações, contando com seis médicos a tempo inteiro.
A Acinetobacter Baumannii é um micro-organismo que resiste a vários antibióticos e que aparece com alguma regularidade em ambiente hospitalar, sendo transmitido por contacto com as mãos e objetos ou através dos equipamentos de assistência ventiladora.

Comentários