Homossexuais católicos querem que Sínodo aborde união entre pessoas do mesmo sexo

I Congresso Mundial das Associações Homossexuais Católicas está a decorrer no Algarve.

Foto
REUTERS/Alessandro Bianchi

A Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas pretende que o documento final do Sínodo dos Bispos aborde as situações "pastorais difíceis", nomeadamente a união entre pessoas do mesmo sexo, disse esta terça-feira o coordenador da Associação Novos Rumos.

A Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas (WOHCA) foi criada esta terça-feira por associações de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Polónia, Brasil, Estados Unidos, Argentina, México e Peru, no decurso dos trabalhos do I Congresso Mundial das Associações Homossexuais Católicas, que decorre em Portimão, no Algarve, sob o tema Construindo Pontes.

De acordo com José Leote, coordenador nacional da Associação Novos Rumos, o congresso algarvio pretende elaborar um documento para enviar ao secretário-geral do Sínodo dos bispos, a decorrer em Roma, "manifestando as preocupações e esperanças em relação a alguns aspectos que se gostaria de ver abordados de forma mais abrangente e fraterna".

"São as questões relacionadas com as uniões denominadas como situações pastorais difíceis, como sejam as uniões entre pessoas do mesmo sexo e qual é o cuidado pastoral que se deve dispensar aos filhos destes casais", destacou.

José Leote disse esperar que o documento final do Concílio sobre a família, "possa incluir a reflexão e o entendimento" dos congressistas presentes no Algarve.

"É importante fazer sentir que há um conjunto de fiéis de todo o mundo que se reuniram e que vão expressar também ao Vaticano as suas preocupações, no sentido de que sejam encarados como fiéis", destacou

De acordo com José Leote, a marcação do congresso para esta altura "não foi simples coincidência", mas sim propositado, para coincidir com os trabalhos do Sínodo dos bispos sobre a família.

"Pareceu-nos importante assinalar esse momento com a criação desta organização que pretende dar voz às pessoas homossexuais católicas daquilo que entendemos ser de todo o mundo", concluiu.

No I Congresso Mundial das Associações Homossexuais Católicas que decorre até esta quarta-feira, participam 40 congressistas de vários países para aprofundar, segundo a organização, "a sua experiência de fé e a relação desta com a Igreja que amam".

Sugerir correcção
Comentar