Grupo norte-americano compra mais duas universidades em Portugal

Depois de transformar o ISLA em Universidade Europeia, grupo norte-americano passa a integrar também IPAM e IADE.

Foto
IADE é uma das instituições adquiridas Nuno Ferreira Santos

A rede norte-americana Laureate vai alargar a sua operação em Portugal. Depois da Universidade Europeia, em Lisboa, chegará agora ao Porto e a Aveiro, fruto da aquisição do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que tem pólos nessas duas cidades. O grupo também comprou o Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE), sediado na capital. As duas operações serão formalizadas esta terça-feira. Em conjunto, as três instituições passam a acolher cerca de cinco mil estudantes.

“O IADE e o IPAM são duas instituições de referência, absolutamente pioneiras no ensino do design e do marketing no nosso país”, valoriza ao PÚBLICO Nélson Santos de Brito, CEO da Laureate Portugal e Espanha. Depois de, em 2011, ter comprado o ISLA-Lisboa, dando origem à Universidade Europeia, o grupo norte-americano adquire agora mais duas instituições de ensino superior nacionais. A Laureate não divulga os valores envolvidos neste negócio, mas nos primeiros dois anos de presença no país, a rede norte-americana assegura ter investido mais de 20 milhões de euros no reforço da sua oferta em território nacional.

“O nosso maior objectivo é contribuir para a reconfiguração do ensino superior em Portugal”, explica Santos de Brito, justificando, deste modo, que o grupo faça este investimento numa época em que a procura no sector está estagnada. “Existe margem para crescer e construir uma oferta inovadora e de qualidade, que consiga captar estudantes”, acredita o responsável máximo do grupo norte-americano para o mercado ibérico.

O IADE foi fundado em 1969 e foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal dedicada ao design. Hoje, oferece programas de licenciatura e de pós-graduação (mestrado e doutoramento) em design, publicidade e fotografia. Já o IPAM foi criado em 1984, no Porto, tendo-se expandido nos anos seguintes para Lisboa e Aveiro. Esta instituição oferece programas de licenciatura e pós-graduação, bem como de formação para executivos. As duas instituições de ensino superior agora adquiridas pela Laureate vão manter as actuais designações, bem como os respectivos órgãos académicos. Fruto deste reforço da dimensão do grupo, Diogo Matos Chaves passa a assumir liderança das operações em Portugal.

Esta operação cria um novo grupo de ensino superior privado em Portugal, reunindo, nas três instituições que agora o compõem, cerca de cinco mil estudantes. Os professores e alunos do IADE e IPAM passam igualmente a integrar uma rede internacional onde poderão estudar e trabalhar, constituída por 80 universidades de 29 países – o que torna a Laureate a maior instituição mundial de ensino superior. Nélson Santos de Brito estabelece com objectivo da grupo posicionar-se “na vanguarda da mobilidade internacional” no ensino superior nacional. “Vamos possibilitar um intercâmbio de alunos sem paralelo no panorama universitário do nosso país”, promete o CEO.

Aquele responsável garante também que vai “manter a aposta” que estava em marcha no IPAM para a criação de oferta nos novos cursos técnicos superiores profissionais (Tesp). O IPAM tem um Tesp já registado e mais três pedidos submetidos para apreciação da tutela, tendo em vista sua entrada em funcionamento no próximo ano lectivo. “O nosso objectivo é construir em Portugal um instituto politécnico que possa dar uma resposta adequada ao que o mercado empresarial procura. Trabalharemos para que o IPAM possa assumir um papel relevante na preparação de técnicos superiores profissionais”, afirma Santos de Brito.

Sugerir correcção
Ler 73 comentários