Grupo das Universidades Património Mundial acolhe Coimbra

Foto
Os edifícios da universidade são o principal argumento desta candidatura de Coimbra Sérgio Azenha/Arquivo

O grupo das únicas universidades classificadas pela UNESCO para a missão conjunta de Proteção, Conservação e Difusão do Património Universitário vai acolher a partir de segunda-feira a Universidade de Coimbra (UC), anunciou a instituição este sábado.

O acordo de adesão vai ser assinado na segunda-feira, às 11h, em Alcalá de Henares, Espanha, entre os reitores da UC, João Gabriel Silva, e da Universidade de Alcalá, Fernando Galván.

Além da UC, declarada Património Mundial em Junho de 2013, o grupo integra as Universidades da Virgínia (classificada em 1987), de Alcalá de Henares (em 1998), da Cidade Universitária de Caracas (Universidade Central da Venezuela), em 2000, e da Universidade Nacional Autónoma do México (em 2007).

Para a vice-reitora Clara Almeida Santos, citada no comunicado, "pertencer a esta família com ramos ibéricos e americanos pode permitir desenvolver as dimensões que nos distinguem e que ditam essa pertença".

"Afinal, uma universidade património mundial não deve ser igual às outras: há uma responsabilidade acrescida pelo valor do património que lhe está confiado e isso representa um desafio mas também uma enorme oportunidade", referiu a professora universitária, que estará também na cerimónia de adesão.

Segundo Clara Almeida Santos, entre outros compromissos, as cinco universidades responsabilizam-se por "conservar o seu Património Mundial Universitário como espaço essencial para a educação superior e autonomia universitária e a adoptar os valores do seu passado como ponto de partida para o avanço, em liberdade, do conhecimento e ensino do futuro".

Por outro lado, acrescenta, declaram também o interesse comum em "partilhar informação académica, educativa e científica, e promover programas de mobilidade para os seus estudantes, docentes e investigadores em colaboração com o Centro de Património Mundial da UNESCO".

"Pretendem ainda contribuir com o seu conhecimento e experiência para responder às solicitações de outras universidades que mostrem interesse pela protecção, conservação e difusão do seu património universitário histórico e cultural", refere o comunicado da UC.

Sugerir correcção
Comentar