Governo quer construir 17 novos centros de saúde até 2017

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que, em Junho, vai abrir concurso para 14 médicos no Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida

Foto
Os médicos sos centros de saúde são o grupo profissional mais envelhecido do SNS Enric Vives-Rubio

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anunciou esta terça-feira que o Governo pretende construir "17 novos centros de saúde até 2017". "Queremos relançar de novo a reforma dos cuidados de saúde primários", disse Fernando Araújo, na cerimónia de assinatura do contrato-programa para a construção de nova unidade de saúde do Pinhal Novo, concelho de Palmela.

O novo equipamento do Pinhal Novo - onde já existe uma extensão de saúde - integra-se no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida.

Segundo o governante, em Junho vai ser aberto um concurso para 14 médicos neste ACES. Fernando Araújo acredita que a contratação de novos médicos vai permitir reduzir em 30% a 40% o número de utentes sem médicos de família (cerca de 26% no ACES Arrábida) e lembrou que, a partir de Junho, utentes e médicos de família vão poder escolher os hospitais onde querem receber tratamento.

Antes, a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rosa Valente, tinha também referido a intenção de renovar/remodelar meia centena de unidades de saúde, para melhorar a prestação de cuidados.

De acordo com o contrato-programa que esta terça-feira foi assinado com a Câmara de Palmela, a nova unidade de saúde será construída pelo município, mas com financiamento da ARSLVT, num terreno com cerca de 3.000 metros quadrados. O terreno é cedido pela autarquia, na zona sul do Pinhal Novo, e a obra tem um custo estimado de 1,184 milhões de euros.

Segundo o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, a nova unidade de Saúde do Pinhal Novo era uma reivindicação da população local com mais de duas décadas. "No momento em que foi inaugurada a actual extensão de saúde, já os pinhalnovenses reclamavam a construção de uma outra unidade para fazer face às necessidades da população", disse o autarca, que prometeu tudo fazer para que a nova extensão de saúde seja concluída até final do próximo ano de 2017.

Sugerir correcção
Comentar