Governo diz que não foi detectado consumo de carne de cavalo em vez de vaca

Comunicado sublinha que “a carne de cavalo não representa nenhum perigo para a saúde pública”.

Foto
A carne de cavalo foi encontrada em lasanhas etiquetadas como sendo de vaca Chris Helgren/Reuters

O Governo informou que “não foi detectada até ao momento, em Portugal, nenhuma situação” de consumo de carne de cavalo em vez de vaca, à semelhança do que se verificou noutros países da Europa.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território refere que se trata de “um crime de fraude económica, quer quanto à origem, quer quanto à composição do produto, bem como quanto à rotulagem”, sublinhando que “a carne de cavalo não representa nenhum perigo para a saúde pública”.

O Governo informa ainda que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a “acompanhar e monitorizar a situação” e garante que a secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar “salvaguardará sempre a segurança alimentar e a defesa do consumidor em Portugal”.

A Comissão Europeia apelou nesta quarta-feira a todos os estados-membros da União Europeia (UE) para que façam testes de ADN aos produtos à base de vaca, em resposta ao escândalo da carne de cavalo em refeições preparadas de bovino.

O plano recomenda aos países da UE controlos de ADN aos produtos que tenham indicação de conterem carne de vaca, afirmou o comissário encarregado pela saúde e política do consumidor, Tonio Borg, no final de uma reunião de ministros em Bruxelas. Esta proposta vai ser submetida aos estados-membros na sexta-feira.

Borg espera que seja realizada uma primeira série de testes durante o mês de Março e que os resultados dos exames possam ser publicados em meados de Abril. O comissário europeu espera ainda que os estados façam controlos para detectar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que torna a carne de vaca imprópria para consumo.

Além disso, Tonio Borg pediu também à Comissão Europeia para acelerar a sua reflexão sobre a etiquetagem de produtos à base de vaca para indicar a origem da carne.

O organismo europeu de polícia, a Europol, deve, por seu lado, coordenar os inquéritos criminais desencadeados em vários países da UE para determinar a origem da fraude que levou à utilização de carne de cavalo em vez de vaca.

O escândalo surgiu na semana passada com a descoberta, no Reino Unido, de lasanhas da marca Findus que contêm carne de cavalo, mas estão etiquetadas como sendo vaca, uma situação que já foi detectada noutros países da Europa.

Sugerir correcção
Comentar