Governo desconhece se havia portugueses a bordo do avião da Malaysian Airlines

Aparelho com 295 passageiros despenhou-se nesta quinta-feira na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Foto
O voo com origem em Amesterdão tinha por destino Kuala Lumpur AFP/MANAN VATSYAYANA

O Governo português desconhece, por enquanto, se existiam portugueses a bordo do avião da Malaysia Airlines que se despenhou nesta quinta-feira no leste da Ucrânia com 295 pessoas a bordo, disse o secretário de Estado das Comunidades.

"A Direcção-Geral dos Assuntos Consulares está a fazer todas as diligências possíveis no sentido de saber se há portugueses ou luso-descendentes entre os passageiros do avião", afirmou José Cesário à agência Lusa.

O governante referiu ainda que este caso está a ser alvo de averiguações e que a empresa aérea não está a divulgar informações.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur e desapareceu dos radares da Ucrânia a uma altitude de 10 mil metros, segundo fontes policiais ucranianas citadas pela agência noticiosa russa Interfax.

O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.

A notícia da queda do aparelho foi já abordada entre o Presidente russo Vladimir Putin e o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama.

"O Presidente russo informou o Presidente dos Estados Unidos de informações de controladores aéreos que tinham chegado momentos antes da conversação telefónica e que indicavam que o avião se tinha despenhado na Ucrânia", disse o Kremlin através de comunicado.

As linhas aéreas malaias já confirmaram que o aparelho se despenhou, mas sem indicar as razões, segundo um comunicado do conselho de administração da empresa citado pela AFP.

Sugerir correcção
Comentar