GNR vigiou 1130 casas durante as férias

Operação "Verão Seguro – Chave Directa" prolonga-se até dia 15 de Setembro. Das casas vigiadas, duas foram alvo de tentativa de furto e uma de tentativa de dano.

Foto
Na maior parte dos casos o serviço é pedido presencialmente Carla Carvalho Tomás

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vigiou entre o dia 1 de Junho e o dia 27 de Agosto, no âmbito da operação “Verão Seguro – Chave Directa”, um total de 1130 casas de pessoas que se ausentaram para férias.

A iniciativa, que se prolonga até ao dia 15 de Setembro, “visa assegurar, de forma direccionada e mais eficaz, a segurança das residências de todos os cidadãos que desejarem aderir a este programa, durante os meses de Verão, através de um patrulhamento mais intensivo”, explica a GNR, em comunicado. De acordo com a nota, “das 1130 residências abrangidas pelo programa, apenas duas foram alvo de tentativa de furto e uma de tentativa de dano”.

Entre 1 de Junho e 27 de Agosto houve 1130 pedidos de vigilância de casas à GNR, sendo que 1012 cidadãos optaram por solicitar o serviço presencialmente e 118 através da Internet. No que diz respeito à distribuição dos pedidos por distrito, a tabela é liderada pelo Porto, com 184 pedidos, Setúbal (170), Lisboa (109), Braga (99) e Leiria (94). Bragança com menos solicitações, com um total de seis, seguida por Beja e Faro, com apenas oito em cada.

O programa de vigilância gratuito começou a ser feito pela GNR e pela PSP em 2008, na sequência de uma iniciativa do Ministério da Administração Interna no âmbito do programa Simplex, que tem como objectivo assegurar de forma “direccionada e eficaz” a segurança das residências dos donos que vão de férias e que fazem o pedido.

 

Sugerir correcção
Comentar