Futurália arranca com o objectivo de ajudar jovens a encontrar escola ou emprego

Salão de exposições em Lisboa com cerca de 430 instituições e empresas nacionais e internacionais ligadas ao ensino e formação.

Foto
Pedro Cunha/Arquivo

A Futurália 2014, salão dedicado à educação, formação e empregabilidade, começa em Lisboa nesta quarta-feira, com uma "Conferência de Sonhadorismo" e vários espectáculos como o SLAM, uma nova manifestação cultural sobre expressão linguística.

O pavilhão da FIL, no Parque das Nações, volta a abrir as suas portas para a 7.ª edição da Futurália e conta com a presença do grupo "Ensemble de Saxofones" da Escola Superior de Música mas também com o SLAMFEST, uma competição de poesia urbana que vai juntar performers portugueses e franceses.

O SLAM é uma nova manifestação cultural que acolhe qualquer expressão linguística e assume o propósito de promover a capacidade de expressão dos jovens, através da interacção da palavra e do corpo.

Em Lisboa, haverá um SLAMFEST, no qual competem dez alunos de cinco escolas que apresentarão as suas próprias composições poéticas. Os vencedores seguem para a grande competição de Slam que decorrerá em Paris.

Os jovens que visitarem a Futurália serão ainda convidados a participar na 1.ª Conferência de Sonhadorismo, que começa esta quarta e termina sexta-feira, permitindo "dar a conhecer outros jovens que acreditaram nos seus sonhos e hoje são profissionais de sucesso nas suas áreas de actividade", refere a empresa responsável pelo salão.

A organização pensou também em quem está desempregado ou procura o primeiro emprego tendo agendado vários workshops de pitching, uma metodologia de apresentação de ideias.

A Futurália tenta apresentar a mais completa oferta nacional e internacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade, direccionada a jovens estudantes, recém-licenciados e profissionais no activo.

Este salão apresenta um vasto conjunto de iniciativas orientadas para os diferentes públicos da feira: "professores e formadores, jovens estudantes do ensino secundário, jovens estudantes do ensino superior e licenciados", refere a empresa, recordando que no ano passado, esta feira recebeu mais de 54 mil visitantes e contou com a participação de 430 instituições e empresas nacionais e internacionais ligadas ao ensino e formação.

Apesar de o salão abrir as suas portas às dez da manhã, a inauguração oficial está marcada para o início da tarde com a presença do director-geral do Ensino Superior, Vítor Magriço.

Sugerir correcção
Comentar