Frio faz prolongar alerta amarelo por mais um dia

No continente, as temperaturas mínimas continuam baixas e o céu pouco nublado ou limpo.

Um dia de frio, em Fevereiro, nas ruas do Porto
Fotogaleria
Um dia de frio, em Fevereiro, nas ruas do Porto Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

A persistência de valores baixos de temperatura mínima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prolongar até às 11h desta segunda-feira o alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, em nove distritos de Portugal continental – Viseu, Évora, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Devido à previsão de temperaturas mínimas, o IPMA tinha colocado em aviso amarelos os 18 distritos do Continente até às 11h deste domingo.

Até terça-feira, as temperaturas mínimas no litoral deverão “variar aproximadamente entre 2º e 5 ºC, e nas regiões do interior, entre -5ºC e 0 ºC”, prevê o IPMA. Já as temperaturas máximas “deverão oscilar entre 10 e 15 ºC, com excepção das terras altas do Norte e Centro, onde se prevê que não ultrapassem 11ºC”.

A previsão do estado do tempo para este domingo, no continente, é de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Algarve durante a tarde. Prevê-se ainda vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, em especial para o fim do dia, e um acentuado arrefecimento nocturno, particularmente nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 3 e os 12 graus Celsius, no Porto entre 1 e13 graus e em Faro entre os 5 e os 14. Na Guarda e nas Penhas Douradas a temperatura mínima prevista é de 5 graus negativos e a máxima 5 e 3, respectivamente. Também estão previstas temperaturas mínimas negativas em Bragança (-3), Vila Real (-2) e Braga e Viseu (ambas com -1).

Em Viana do Castelo, as temperaturas vão variar entre 1 e12 graus, em Castelo Branco entre os 0 e os 12, em Portalegre entre os 0 e os 11, em Coimbra entre 1 e os 10, em Évora entre 1 e 12 e em Beja entre os 2 e os 13 graus.

Para os Açores a previsão é, em todos os grupos, de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura aguaceiros fracos. Em Santa Cruz das Flores as temperaturas esperadas variam entre os 12 e os 15 graus, e em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada entre os 10 e os 14.

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado e aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha. No Funchal as temperaturas mínimas e máximas previstas são de 12 e 17 graus, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar