Fogo obriga a evacuar aldeia junto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

Vivem na localidade cerca de 50 pessoas.

Foto
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez queixa-se da falta de meios de combate Enric Vives-Rubio

Um incêndio florestal que ameaça a aldeia de Vilarinho das Quartas, junto ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), obrigou à evacuação da povoação, onde vivem cerca de 50 pessoas. A informação foi avançada ao PÚBLICO pelo presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves, que, há vários dias, se queixa da falta de meios no combate aos fogos que destroem o concelho.

Este incêndio começou na freguesia de Cabana Maior na madrugada de segunda-feira, tendo, neste momento, segundo o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, duas frentes activas. "Hoje [quinta-feira] a situação piorou por causa do vento", explica o autarca. "Não há meios aéreos e os meios humanos que temos são exclusivamente para proteger a população", constata João Esteves, que lembra que a destruição das áreas protegidas, essenciais para a economia local, pode comprometer o futuro do concelho.

Segundo a protecção civil este fogo está a ser combatido por 173 operacionais, apoiados por 62 viaturas. Entre estes há vários grupos de reforço de Lisboa e Leiria.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar