Florestas europeias no centro de conferência ministerial em Viena

Foto
Os líderes reunidos em Viena deverão analisar os novos desafios das florestas europeias Martin Schalk/EPA

Num momento em que a área florestal europeia está prestes a aumentar 25 por cento, no âmbito do processo de alargamento, os líderes de 44 países europeus estão reunidos de hoje até quarta-feira em Viena na 4ª Conferência ministerial sobre Protecção das Florestas na Europa.

Segundo o comissário europeu responsável pela Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Franz Fischler, "dos actuais 114 milhões hectares, vamos passar para 147 milhões". O desafio é "garantir que a União Europeia e os novos Estados membros partilhem os mesmos princípios de gestão florestal", disse.

Além disso, salientou o comissário, o sector florestal está a tornar-se cada vez mais complexo, influenciado por factores como as alterações climáticas, a protecção da biodiversidade, mas também pelas crescentes necessidades económicas e sociais.

Fischler apelou à coerência nas políticas florestais nacionais e ao aumento da consciencialização dos benefícios de uma gestão sustentável.

No final de 2003, a Comissão Europeia deverá lançar um relatório sobre a estratégia florestal na UE. Entre os esforços da UE para a promoção da floresta salientados pelo responsável constam a Estratégia Florestal Europeia, adoptada em Dezembro de 1998 - que promove a gestão sustentável -, a política para o desenvolvimento rural da UE - que conjuga políticas económicas, sociais e ambientais -, a Rede Natura 2000 - promovendo a interacção entre áreas protegidas e as florestas - e, finalmente, a cooperação entre a UE e os países da Europa Oriental e Central.

Fischler lembrou ainda projectos de investigação europeus, entre eles sobre o sequestro de carbono, programas nacionais florestais e conservação dos recursos genéticos da floresta.

Esta conferência foi realizada em 1990 (em Estrasburgo), 1993 (Helsínquia) e 1998 (Lisboa).

WWF critica ausência alarmante de protecção florestal na Europa

Contrastando com o discurso de Fischler quanto aos esforços europeus para a protecção da floresta, a organização ecologista World Wildlife Fund for Nature (WWF), com estatuto de observador na conferência, criticou hoje a "ausência alarmante" de medidas de conservação.

Num relatório que lançou hoje, na abertura da conferência, a organização diz que os países europeus estão fracamente comprometidos com a protecção das suas áreas florestais.

Além disso, muitas das supostas áreas protegidas existem apenas no papel, acusa a WWF.

"Muitos países europeus desconhecem o quanto e que tipos de florestas precisam de protecção nos seus territórios", comentou Duncan Pollard, director do programa das florestas na WWF.

"Frequentes vezes, as áreas das florestas protegidas são demasiado pequenas e os mecanismos para a sua protecção insuficientes", continuou.

Sugerir correcção
Comentar