Favorecimentos de José Penedos custaram meio milhão de prejuízo à REN, diz Ministério Público

Procurador realçou “conhecimento quase imediato” de Paulo Penedos, filho do presidente da eléctrica, sobre o que se passava no interior da empresa.

Foto
O procurador insistiu na sincronia entre as informações transmitidas por Paulo Penedos e o que acontecia na REN Adriano Miranda

O Ministério Público continuou esta quarta-feira as alegações finais do processo Face Oculta, insistindo na culpabilidade do antigo presidente da Redes Eléctricas Nacionais (REN), José Penedos, que diz ter favorecido por diversas vezes a O2, a principal empresa de Manuel Godinho, o empresário das sucatas que está a ser julgado por alegadamente ter montado uma rede de corrupção para beneficiar as sociedade do seu grupo. O procurador Carlos Filipe estimou que o esquema causou um prejuízo de mais de meio milhão de euros à REN.

Durante toda a manhã, o procurador detalhou a forma como decorreram alguns processos de contratação da O2 e sublinhou o “conhecimento quase imediato” que Paulo Penedos, filho do presidente da Redes Energéticas Nacionais (REN) e advogado das empresas de Godinho, tinha sobre o que se passava no interior da eléctrica.

“Paulo Penedos informou Manuel Godinho com um mês de antecedência do lançamento da consulta da Tapada do Outeiro e garantiu o alargamento desse contrato de gestão três meses antes de esse ser formalizado”, afirmou o procurador referindo-se a trabalhos de remoção realizados por Godinho numa central termoeléctrica desactivada.

O magistrado insistiu na sincronia entre as informações transmitidas por Paulo Penedos e o que acontecia no interior da REN,  o que designou como um “sistema de vasos comunicantes” que envolvia um outro administrador da eléctrica, Victor Baptista, que terá intervindo várias vezes no processo de contratação das empresas de Godinho apesar de não ter a seu cargo o pelouro dos resíduos.

O procurador realçou o cuidado que José Penedos tinha quando falava com o filho ao telefone, afirmando que a maioria dos contactos entre ambos “aconteciam no fim-de-semana no recato do lar”. Lembrou ainda as prendas avultadas – entre os 260 e os quase 2000 euros – que Godinho entregou a José Penedos e os avultados empréstimos que o empresário concedeu a Paulo Penedos.

Carlos Filipe realçou que José Penedos ao receber as ofertas violou o código de conduta da REN que ele próprio homologou, desrespeitando igualmente essa regras pelo facto de nunca se ter considerado impedido de intervir em negócios que envolviam empresas representadas pelo filho.  “Prendas entre 260 e 1939 euros não podem ser tidas como meros actos de cortesia”, sustentou o procurador, que defendeu que as ofertas tinham o objectivo de “potenciar um clima de cumplicidade”. Carlos Filipe recordou ainda que Manuel Godinho tinha acesso directo à esposa de José Penedos, a quem se referia como a “Ti Zé da Energia”.

Sugerir correcção
Comentar