Falta de macas na urgência de Torres Vedras está a comprometer socorro no Oeste

O "caos" arrasta-se há um mês, denunciam os bombeiros. O Centro Hospitalar do Oeste serve mais de 292.500 pessoas.

Foto
Ainda não se conhecem as causas da explosão Foto: PÚBLICO

Corporações de bombeiros de concelhos do Oeste, servidos pela urgência de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, denunciaram nesta segunda-feira que há ambulâncias a ficarem retidas no hospital por falta de macas, comprometendo o socorro às populações.

"A situação é mesmo caótica e tem retido várias ambulâncias dos corpos de bombeiros. Não estamos a falar numa ou duas ambulâncias, mas cinco por exemplo no dia de ontem [domingo], por falta de macas no hospital. Todos os doentes transportados de emergência para a urgência do hospital de Torres Vedras ficam em cima da maca dos bombeiros horas esquecidas até serem atendidos, paralisando as ambulâncias", denunciou o comandante dos bombeiros da Lourinhã, Carlos Pereira, à agência Lusa.

Contactado pela Lusa, o administrador do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Carlos Sá, justificou que a falta de macas se deve ao "período de gripes em que houve um aumento de doentes na urgência, o que leva a um atraso na entrega de macas".

O "caos", que os bombeiros dizem que se arrasta desde há um mês, é também confirmado pelo comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Fernando Barrão. No caso de Torres Vedras, só não se tem agravado porque a corporação dispõe de algumas macas suplentes.

A situação está a ter menos impacto junto das corporações do Cadaval e de Mafra, cujos concelhos são também servidos pelo hospital de Torres Vedras. Ainda assim, os respectivos comandantes confirmam que no último mês já "houve casos de ambulâncias retidas".

As corporações alertam que o socorro às populações "está a ser posto em causa", uma vez que algumas já ficarem sem ambulâncias disponíveis nos quartéis e tiveram de pedir ajuda a outras corporações.

"No domingo tivemos de recorrer aos bombeiros do Bombarral para responder a uma situação de socorro na Moita dos Ferreiros, na zona de fronteira, e hoje tivemos de recorrer aos bombeiros de Torres Vedras para se deslocarem ao Vimeiro para outro pedido de socorro porque tínhamos quatro ambulâncias paradas na urgência do hospital, situação que se mantém até agora às 20h", exemplificou Carlos Pereira.

Dados disponibilizados à Lusa por esta corporação apontam diferentes casos em que as ambulâncias estiveram à espera entre as três e as seis horas.

Apesar de tudo, o administrador hospitalar esclareceu que "os tempos de espera têm vindo a aumentar na urgência, mas continuam dentro dos valores recomendados". No domingo, os doentes com pulseira amarela (urgentes) esperaram em média 56 minutos para serem atendidos, enquanto o tempo para os da pulseira verde (pouco urgentes) foi de duas horas e nove minutos, valores semelhantes aos desta segunda-feira.

Para melhorar o atendimento, o CHO decidiu aumentar 10 camas de internamento na Unidade de Peniche e transferir doentes da urgência para os serviços de internamento, onde existem camas disponíveis. O CHO vai também reunir na quarta-feira com os bombeiros para avaliar melhor o problema.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, e abrange, para além destas, as populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra, servindo mais de 292.500 pessoas. Torres Vedras, Mafra, Lourinhã e Cadaval são os concelhos servidos em primeira linha pela unidade de Torres Vedras.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários