Ex-ministro Teixeira dos Santos ouvido pela PJ no inquérito às PPP

Em Dezembro, a polícia já tinha feito buscas em casa do ex-ministro do Governo socialista.

Foto
Ex-ministro Teixeira dos Santos esteve esta manhã na PJ, no Porto. Daniel Rocha

O ex-ministro das Finanças do Governo socialista Fernando Teixeira dos Santos esteve durante a manhã desta quarta-feira na Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), no Porto, a ser ouvido por elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção que vieram propositadamente de Lisboa para o interrogatório, no âmbito do inquérito às parcerias público-privadas. A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias e confirmada pelo PÚBLICO junto de várias fontes.

Não foi possível obter um comentário do ex-ministro a esta inquirição, já que o mesmo se encontrava ao fim da tarde a dar aulas na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Contudo, contactado pelo DN, o ex-governante recusou-se a prestar esclarecimentos.  

Em Dezembro do ano passado, Teixeira dos Santos, o anterior secretário de Estado do Tesouro e Finanças Carlos Costa Pina, e Almerindo Marques, antigo presidente da Estradas de Portugal, foram alvo de buscas domiciliárias e nos locais de trabalho. Antes, em Setembro, a PJ tinha feito buscas na casa dos ex-ministros socialistas das Obras Públicas Mário Lino e António Mendonça e do ex-secretário de Estado Paulo Campos.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e os procuradores responsáveis pela investigação, Vítor Magalhães e João Melo, estiveram entretanto a analisar os documentos apreendidos em casa dos ex-governantes e decidiram agora ouvir Teixeira dos Santos, na qualidade de testemunha.

Este inquérito começou por correr no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, mas acabou por ser pedido pelo DCIAP, um departamento especializado na criminalidade complexa e organizada, que concentrou há uns meses vários processos relacionados com as parcerias público-privadas no sector rodoviário.
 

Sugerir correcção
Comentar