Ex-director do JN passa a director-geral da FC Porto Media, que vai controlar o Porto Canal

O jornalista que deixou a direcção do Jornal de Notícias na passada semana avançou ainda que o clube irá adquirir a totalidade do canal este mês.

Foto

O ex-director do Jornal de Notícias (JN), Manuel Tavares, foi nesta quarta-feira nomeado director-geral da FC Porto Media, empresa com responsabilidades de gestão sobre as áreas de negócios dos media do grupo associado ao FC Porto. “Cheguei hoje a acordo com a FC Porto Media e já assumi funções”, disse ao PÚBLICO, Manuel Tavares.

O jornalista, que deixou a direcção daquele diário na semana passada, adiantou que “brevemente, entre este mês e o início do próximo” a FC Porto Media irá adquirir a totalidade do Porto Canal e o seu principal objectivo será a “internacionalização da empresa”.

O director-geral do canal, Júlio Magalhães foi no início do ano à ERC clarificar as suas funções e os efeitos da entrada do clube no capital da proprietária do canal em Julho de 2011. Isto porque esta entrada não foi comunicada.

Manuel Tavares não conseguiu, porém, explicar a actual estrutura accionista da empresa, mas conforme o PÚBLICO então noticiou a empresa Avenida dos Aliados é detida pela Media Luso (15%) e pela FBX, Lda (82%), não estando identificada a propriedade dos restantes 3%.

O FC Porto passará assim, através da FC Porto Media, a controlar a totalidade do Porto Canal. “É um desafio que resolvi aceitar. Quando a nova administração entrou na Controlinvest (proprietária do JN) coloquei logo na altura o meu lugar à disposição”, disse ainda Tavares adiantando que foi convidado para a FC Porto Media pelo administrador da SAD do FC Porto, Adelino Caldeira.

“Já era um namoro antigo que começou há seis anos, mas eu então tinha aceitado o desafio na Controlinvest e por isso não saí”, apontou também Tavares. 

A sucessão de Manuel Tavares na direcção do JN só será conhecida em Setembro havendo já uma shortlist de sucessores da qual fazem parte, entre outros, Afonso Camões, jornalista e actual admiinstrador da Agência Lusa, Ricardo Jorge Pinto, também daquela agência noticiosa e Paulo Baldaia director da TSF.

 

Sugerir correcção
Comentar