Exame de Física foi repetido por cerca de 19 mil alunos

Segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário termina nesta sexta-feira com a prova de Matemática.

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O exame de línguas mais concorrido foi o de Inglês, com 794 presenças Enric Vives-Rubio

Foram quase 19.000 os alunos que compareceram nesta quinta-feira o exame de Física e Química da 2.ª fase. Na 1.ª foi feito por 45.910. Este exame do 11.º ano funciona como prova de ingresso nos cursos de engenharia e também de alguns da área da saúde, mas o número de inscritos tem estado em queda nos últimos anos devido à “má fama” criada pelos maus resultados desta prova, que figuram entre os mais baixos dos exames nacionais do ensino secundário.

Uma tendência que não se repetiu este ano, com a média dos alunos internos, os que frequentam as aulas durante todo o ano lectivo, a subir de 9,9 para 11,1 (numa escala de 0 a 20 valores) e a taxa de retenção a cair de 15 para 11%. Entre os alunos autopropostos a média subiu de 8,6 para 9,5 e os chumbos caíram de 61% para 53%.

Devidos aos resultados mais fracos, os autopropostos costumam ter uma presença significativa na 2.ª fase dos exames, que se destina aos alunos que chumbaram na primeira oportunidade ou que pretendam subir a nota.

Nesta quinta-feira realizaram-se também os exames da 2.ª fase de História A (5437 alunos), Geometria Descritiva (2802), Economia A (4049) e História da Cultura e das Artes (1237). E ainda uma série de provas de línguas, que foram feitas por muitos menos alunos: Alemão (122), Espanhol (537), Francês (288) e Inglês (794). Na véspera o exame de Latim tinha sido feito apenas por três estudantes.

Entretanto a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) já divulgou o seu parecer sobre o exame da 2.ª fase desta disciplina, realizado nesta quarta-feira. Ao contrário do que sucedeu com a prova de Junho, a associação considera que neste último se registou “um equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia” na diversidade dos conteúdos avaliados, seja do 1º.º ou 11.º ano, seja nos seus diversos temas”.

A APPBG considera, contudo, que existe um termo no exame que deveria ter sido evitado porque, “apesar de cientificamente válido, dificultar a correcta resolução da ordenação, dado ser um conceito de utilização incomum neste contexto e na disciplina”. As críticas desta associação às provas elaboradas pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), levaram este organismo a ameaçar que esta atitude irá ser “objecto de tratamento em sede própria”.

A par com Física e Química A, Biologia e Geologia foi a disciplina que teve a maior recuperação de resultados no exame da 1.ª fase. A 2.ª terminará nesta sexta-feira com os exames de Matemática A (12.º ano), Matemática Aplicada às Ciências Sociais (11.º ano), Literatura Portuguesa (11.º ano) e História B (11.º ano).

 

 

 

 

 

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