Euromilhões: prémios até cinco mil euros deixam de ter de ser reclamados

Alteração é válida apenas para quem aposte na Internet. Em 2012 ficaram por reclamar mais de seis milhões de euros em prémios.

Foto
Até agora, os prémios dos jogos sociais tinham de ser reclamados em 90 dias Enric Vives-Rubio

Os apostadores online dos jogos sociais da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) vão deixar de ter de reclamar prémios até cinco mil euros, valor a partir do qual a identificação do premiado permanece obrigatória à luz da Lei do Branqueamento de Capitais.

A alteração é válida a partir do próximo dia 1 de Julho, data a partir da qual passará a ser obrigatória a indicação do número de identificação bancária (NIB) dos apostadores registados no portal de jogos da Santa Casa na Internet. Os prémios entre os 150 e os cinco mil euros passarão, assim, a ser automaticamente creditados na conta dos apostadores, ao contrário do que acontecia até aqui.

As alterações constam de uma nota enviada esta semana aos subscritores do portal e visam "reforçar a sua segurança” e “aumentar a sua comodidade”. Os jogos sociais do Estado geridos pela SCML são o Euromilhões, o Totoloto, o Joker, a Lotaria Clássica, a Lotaria Popular, a Raspadinha e o Totobola.

Em 2012, de Janeiro a Outubro, os portugueses deixaram caducar boletins com prémios no valor total de 6,4 milhões de euros só no Euromilhões. O regulamento dos jogos sociais da Santa Casa estabelece que o direito ao prémio caduca decorridos 90 dias sobre a data do respectivo concurso, revertendo o valor para o apoio às causas sociais da SCML.

Em Portugal, segundo informações do Departamento de Jogos da Santa Casa, o maior prémio não reclamado de sempre ascendeu a 667 mil euros por uma aposta registada em 2005. Já em 2012, no Reino Unido, um apostador que ganhou umjackpot de 64 milhões de libras (75 milhões de euros) deixou expirar os prazos e perdeu o direito ao prémio.

Notícia corrigida às 17h45 de 20/06: inclui o tecto de cinco mil euros a partir do qual a reclamação de prémios se mantém obrigatória.

Sugerir correcção
Comentar