Estudar compensa mas ainda se sabe pouco sobre o emprego dos diplomados

Foto
ENRIC VIVES RUBIO

Mariana Gaio Alves, uma das coordenadoras do Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade Nova de Lisboa, lamenta que não exista ainda um retrato nacional sobre a situação de emprego dos diplomados. Sem este, alerta, não é possível avaliar com rigor a empregabilidade dos cursos, mesmo que o ministério já esteja a utilizar este indicador para a fixação de vagas

É uma das coordenadoras do Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade Nova de Lisboa, lamenta que não exista ainda um retrato nacional sobre a situação de emprego dos diplomados. Sem este, alerta, não é possível avaliar com rigor a empregabilidade dos cursos, mesmo que o ministério já esteja a utilizar este indicador para a fixação de vagas.

Em Junho de 2014 estavam inscritas nos centros de emprego 9644 pessoas com mestrado concluído, o que corresponde a 1,7% do total de inscritos. Com licenciaturas essa percentagem subia para 12,9%. Estes dados mostram que ainda compensa ir mais longe nos estudos no ensino superior? Ou pode dizer-se que já são excessivos?
A percentagem será sempre excessiva precisamente por causa dos níveis de qualificação desses desempregados. Dito isto, é importante referir que estes dados têm fortes limitações uma vez que dizem apenas respeito a pessoas inscritas nos centros de emprego e sabemos que nem todos se inscrevem. Mas o que mostram é coincidente com os dados que têm sido recolhidos pelas universidades e institutos politécnicos. Quem tem um mestrado está em melhor situação profissional e o mesmo se aplica a quem é licenciado por comparação aos que só têm o ensino básico e secundário. Ou seja, estudar compensa.
Mas continua a ser lamentável que não exista um retrato nacional da situação de emprego dos diplomados. Existem dados recolhidos por universidades e politécnicos, mas como os instrumentos e as metodologias de recolha são diferentes não é possível ter este levantamento nacional. Ainda há muito a saber sobre esta situação, o que é preocupante.

Coordenou um projecto do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas que tinha precisamente por objectivo ultrapassar essas limitações. A que resultados chegaram?
Deste projecto resultou um guião, que foi apresentado em Março, na Fundação Gulbenkian, de como se podem recolher dados de forma a chegar-se a um retrato nacional. Já apresentámos esta proposta ao ministério porque esta recolha de dados é da sua competência.

Quais as áreas de mestrado em que a empregabilidade é maior?
É impossível responder a essa questão porque os dados existentes não o permitem. Se o fizesse estaria a especular.
Somos dos poucos países que não tem este diagnóstico feito. E estamos a ir mais longe do que outros por exemplo na definição de vagas em função da empregabilidade dos cursos sem que tenhamos dados rigorosos para o fazer, porque mais uma vez os que são usados pelo ministério para este efeito dizem apenas respeito aos inscritos nos centros de emprego. 

Sugerir correcção
Comentar