Estudante da Universidade do Minho distinguida na Holanda

Na competição participaram estudantes da Grécia, Brasil e EUA, entre outros.

Sara Dias, finalista do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, foi premiada na categoria Best Student Paper Award no 5.º Simpósio Internacional sobre Aprendizagem baseada em Projectos no Ensino de Engenharia (PAEE 2013), em Eindhoven, na Holanda.

A jovem de 23 anos, natural de Braga, executou o seu estudo de caso na Bosch Car Multimedia Portugal, onde teve a oportunidade de contactar com dezenas de doutorandos provenientes de 16 países no curso intensivo Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems. A formação esteve integrada no programa de mobilidade académica internacional Erasmus e foi coordenada pela UMinho.

“Esta distinção é um prémio que vem reconhecer todo o trabalho efectuado e desenvolvido ao longo deste período”, revelou Sara Dias ao PÚBLICO. “Vim parar a este curso por acaso, uma vez que não era a minha primeira opção. Mas ainda bem que tal aconteceu, uma vez que descobri uma área em que me pude desenvolver e crescer enquanto profissional”.

Interdisciplinary programs evaluation methods: a review of literature and a model proposal for intensive projects involving academia and industry foi o artigo premiado que ganhou as atenções da indústria, encontrando-se inserido na dissertação de mestrado de Sara Dias, cuja orientação esteve a cargo dos professores Luís Dias e Rui M. Lima, do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho, para além do engenheiro Pedro Delgado, do Departamento de Engenharia de Produto da Bosch Car Multimedia Portugal.

Os participantes do curso desenvolveram ao longo de três semanas soluções únicas, com o objectivo de ultrapassar os diferentes desafios que a empresa alemã ia apresentando. A manutenção industrial ou o controlo dos processos de fabrico e construção de equipamentos fabris foram alguns dos temas abordados pela multinacional nos exercícios propostos.

Sugerir correcção
Comentar