Estilista António Augustus morreu hoje em Lisboa

Fátima Lopes recorda-o como uma figura pioneira da moda de autor em Portugal.

Fotogaleria
Nayma (à esq.) vestida por Augustus no Portugal Fashion de 2004 Sérgio Azenha
Fotogaleria
Augustus morreu aos 64 anos Tiago Sousa Dias/CM
Fotogaleria
Em 1979, o estilista causou sensação ao lançar uma colecção a bordo de um avião da TAP DR
Fotogaleria
Modelos do costureiro na década de 1980… DR
Fotogaleria
…e uma noiva já nos anos 1990 DR
Fotogaleria
O estilista em 1998 com a embaixatriz do Panamá em Lisboa e o comissário da Expo-98 Torres Campos PÚBLICO

O criador de moda António Augustus, um dos pioneiros da moda de autor em Portugal, morreu este domingo em Lisboa, aos 64 anos. Estava internado há uma semana e estaria doente com cancro. O seu corpo fica em câmara-ardente até às 15h30 de segunda-feira na Basílica da Estrela, altura em será celebrada uma missa e o funeral seguirá para o cemitério do Alto de São João.

Nascido na Figueira da Foz, Augustus começou a sua carreira em Angola, para onde se mudou com a família ainda em criança. Depois de ter estudado em Paris e Londres, foi em Luanda, em 1973, que abriu a sua primeira loja. Usou desde logo o nome Augustus, marca que manteria ao longo de toda a vida, depois de regressar a Portugal após o 25 de Abril.

A estilista Fátima Lopes, amiga e colega de profissão há mais de 20 anos, guarda até hoje um telegrama especial. "O Augustus foi a única pessoa do mundo da moda que no dia em que fui para Paris fazer o meu primeiro desfile me desejou boa sorte. Enviou-me um telegrama", conta ao PÚBLICO.

Fátima Lopes recorda o criador como uma figura pioneira em Portugal, com uma carreira longa em que conseguiu construir um estilo próprio e conquistar clientes fiéis. "Quando comecei, já o António era um costureiro conceituado", recorda.

Logo em 1975, quando regressou a Portugal, Augustus começou a preparar o recomeço da sua actividade, abrindo a sua loja em Lisboa em 1976. Três anos depois, em 1979, apresentava uma colecção-evento: com um desfile a bordo de um avião da TAP que lhe granjeou grande visibilidade nacional e que repetiria dez anos depois. Entretanto, vestia mulheres como Amália Rodrigues, a pintora Maluda e a primeira-dama Maria José Ritta, mulher do então Presidente da República Jorge Sampaio, que, em 2002, chegou a desfilar para ele no Casino da Figueira da Foz.

Nos últimos anos, Augustus dividia o seu tempo entre Lisboa e Luanda. E foi em Angola que Fátima Lopes fez o único evento que partilhou com ele, uma iniciativa privada em que ambos apresentaram o seu trabalho. "Fi-lo por ser com ele. O António era muito verdadeiro. Sempre teve um estilo próprio e nunca se desviou do seu caminho. Até ao último dia da vida dele ele fez moda", afirma. 

A criadora de moda recorda o amigo como um homem "alegre, positivo, que adorava viajar". "Teve uma boa vida e quero ficar com a memória de alguém que teve a vida que quis ter", diz.

A morte de Augustus apanhou de surpresa a presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza. "Partiu, mas deixa um legado.  É um nome referência, juntamente com Ana Salazar ou Jorge Virgílio", disse ao PÚBLICO. "Era uma pessoa que vestia muita gente em Portugal e fora do país, e era sobretudo um trabalho de atelier, de criação de modelos para uma pessoa em particular", explica.

Em entrevista à Lusa no princípio de Abril, Augustus recordou como a Revolução de 1974 mudou a moda em Portugal, tornando-a "muito unissexo”. Jeans, botas e camisolas de gola alta.

"Quem não se vestisse assim estava fora dos parâmetros. Foi uma altura em que Portugal regrediu em termos de moda, porque para aí durante dez anos não se acompanhou tudo aquilo que estava lá fora a acontecer", disse.

Para o costureiro, foi com a introdução da televisão a cores (as primeiras emissões datam de 1976) e com a primeira telenovela, Gabriela (em 1977), que "as mulheres [portuguesas] começaram a olhar mais para a maneira de vestir e de conjugar cores". Foi nessa altura, recordou, que as portuguesas "começaram a trabalhar cada vez mais" fora de casa e "todos os dias de manhã a primeira preocupação passou a ser: 'O que é que vou vestir hoje?'"

"Houve uma grande mudança na cabeça das mulheres em Portugal, a partir dos anos 1970” em relação à moda, explicou à Lusa. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar