Escolas do 1.º ciclo com menos de 48 alunos já poderão ter funcionários

Dirigente de associação de directores lamenta que as alterações sejam "escassas".

Foto
Na próxima semana há exames para os alunos do 4.º ano do básico PÚBLICO/Arquivo

As escolas do 1.º ciclo vão ter mais funcionários, segundo estipula um diploma publicado nesta quinta-feira em Diário da República, que define a obrigatoriedade de os estabelecimentos com menos de 48 alunos passarem a ter um assistente operacional, o que não acontecia até agora.

A portaria publicada esta quinta-feira, que substitui um diploma de 2008, estipula que as escolas do 1.º ciclo com mais de 21 e menos de 48 alunos passam a ter um assistente operacional. O diploma anterior previa que as escolas teriam dois auxiliares caso tivessem entre 48 e 96 alunos. Mas não atribuía nenhum funcionário às que tivessem menos de 48 alunos.

A outra alteração consignada diz respeito ao número de assistentes técnicos (pessoal de secretaria) nas escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundário. A unidade de referência para a atribuição destes assistentes passa a ser o número de alunos existentes no agrupamento e não apenas na escola sede, onde habitualmente funciona a secretaria. Continua estipulado, tal como na portaria de 2008, a consignação de cinco assistentes técnicos para um número de alunos menor ou igual a 300 e que a estes acresce mais um assistente por cada conjunto adicional de 1 a 200 alunos. E acrescenta-se que se o número de alunos for maior que 1100 haverá mais um assistente por cada conjunto de 1 a 300 alunos.

Nestas escolas mantêm-se a fórmula de cálculo já em vigor para a atribuição de assistentes operacionais (antes chamados auxiliares de acção educativa) e também o rácio funcionário/aluno: um por cada 100 estudantes se o número for menor ou igual a 600; um por cada 120 quando o número for maior que 600 e menor ou igual a mil; e um por cada 150 se houver mais de 1000 estudantes.

A portaria entra em vigor já na próxima semana. Questionado pelo PÚBLICO quanto à possibilidade de as escolas contratarem mais assistentes ainda este ano lectivo, o gabinete de imprensa do Ministério da Educação e Ciência(MEC) indicou apenas que "a nova fórmula será aplicada pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares a cada uma das unidades orgânicas [agrupamentos e escolas não agrupadas]".

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, considerou que o diploma apresenta “escassas alterações, para as expectativas e necessidades que as escolas tinham”.

O representante dos directores escolares considera que falta suprir a lacuna relativa às escolas com menos de 21 alunos, que, no documento, continuam a não ter direito a nenhum assistente operacional, e critica o facto de os cálculos dos assistentes técnicos não terem em conta o número de crianças e alunos dos agrupamentos relativos ao pré-escolar e 1.º ciclo.

Filinto Lima saudou, no entanto, o aumento de assistentes, mas defendeu que é preciso garantir a sua qualidade, porque “são fundamentais para o funcionamento das escolas”. “Actualmente, grande parte dos assistentes operacionais estão nas escolas através de Contratos Emprego-Inserção (CEI) ”, sublinhou, referindo-se a desempregados inscritos nos centros de emprego que aceitam trabalhar numa escola durante um ano lectivo.

Segundo este responsável, muitas destas pessoas chegam às escolas sem a formação devida: “São electricistas, cabeleireiros, pessoal da restauração, que trabalharam em áreas que nada têm a ver com a escola. Além disso, estão aqui um ano e no final não podem ficar, mesmo que a escola goste do seu trabalho”.

“Há escolas onde metade dos assistentes são do quadro e a outra metade do CEI”, criticou Filinto, dando o exemplo do seu agrupamento onde tem 26 efectivos e 26 funcionários com contratos de inserção, garantindo que “ilustra o que se passa nas escolas portuguesas”.

O representante dos directores escolares defendeu por isso a necessidade de realizar um concurso público para assistentes operacionais de carreira: “Já não me lembro quando foi o último”, desabafou, admitindo que a concretização desta exigência depende mais do Ministério das Finanças do que do Ministério da Educação e Ciência.

No preâmbulo da portaria publicada nesta quinta-feira  frisa-se que foi “diagnosticada uma lacuna nas escolas do 1.º ciclo, que o presente diploma vem colmatar” e que esta alteração “vai igualmente permitir uma maior estabilidade no pessoal não docente”. Haverá entradas na carreira? Por enquanto, o MEC apenas diz que "a colocação de recursos humanos está a ser trabalhada interministerialmente, pois a portaria é conjunta e assinada por três ministros [Maria Luís Albuquerque, Finanças; Nuno Crato, Educação; e Poiares Maduro, ministro adjunto]". 

No próximo dia 20 o pessoal não docente estará em greve precisamente para exigir a abertura de um concurso que integre os trabalhadores a exercer funções de carácter permanente.

Notícia actualizada às 19h04

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar