Ensino superior regressa a Chaves no próximo ano lectivo

Instituto politécnico vai abrir cinco cursos profissionais para chamar os mais jovens a esta cidade.

Foto
Público/arquivo

No próximo ano lectivo o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) abre em Chaves cinco cursos técnicos superiores profissionais, numa aposta que o município defende que vai ajudar a fixar a população jovem. Estes cursos representam o regresso do ensino superior a Chaves, no distrito de Vila Real, após o encerramento do polo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O presidente do município flaviense, António Cabeleira, afirmou esta quinta-feira que esta oferta educativa "vai ajudar a fixar a população jovem e recuperar alguns dos cidadãos, permitindo colmatar o vazio deixado aquando da saída do ensino superior público de Chaves". "Alguns destes jovens vão ter oportunidade de trabalhar em Chaves. É preciso fixar população e a população só se fixa com emprego", frisou. O autarca defendeu ainda que o IPB vai "formar profissionais para ajudar a estruturar o mercado de trabalho local".

Por sua vez, o presidente instituto, Sobrinho Teixeira, justificou a aposta em Chaves como uma forma de contribuir para "a construção dos alicerces que favoreçam o desenvolvimento económico, social e cultural do Alto Tâmega". Para Sobrinho Teixeira, esta cooperação é "uma resposta à qualificação dos jovens e às necessidades do tecido empresarial".

Os cursos técnicos, que ainda não foram revelados, terão início já no próximo ano lectivo na Escola Superior de Enfermagem e oferecem ainda a possibilidade de acesso directo aos cursos superiores do IPB. Estes cursos técnicos superiores profissionais são uma nova formação com duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio numa empresa.  Trata-se de cursos de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, que conferem o Diploma de Técnico Superior Profissional.

Os alunos que frequentem estes cursos superiores contam com as mesmas vantagens que os estudantes de uma licenciatura ou mestrado, nomeadamente ao nível da acção social e na obtenção de bolsas.

Para a promoção do ensino superior e profissional do Alto Tâmega, foi assinado um protocolo que envolve o IPB, o município de Chaves, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, a Escola Profissional de Chaves, os agrupamentos de escolas Fernão de Magalhães, António Granjo e Dr. Júlio Martins, bem como a Associação Empresarial do Alto Tâmega.
 

 

Sugerir correcção
Comentar