Encerrado lar de Reguengos de Monsaraz que acolhia crianças em risco

Directora técnica da instituição foi detida em Abril por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos.

Foto
As crianças e jovens que viviam no Lar Nossa Senhora de Fátima foram transferidos para outras instituições Daniel Rocha

O lar de infância e juventude de Reguengos de Monsaraz, cuja antiga directora técnica foi detida, em Abril, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos, encerrou nesta sexta-feira, revelaram à agência Lusa fontes ligadas ao processo.

O Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, acolhia crianças e jovens em risco. Actualmente era responsável por 24 menores.

De acordo com as mesmas fontes, os jovens e crianças que estavam na instituição foram transferidos, ao final da tarde de hoje, para lares semelhantes noutras localidades, como Évora, Portalegre, Palmela e Veiros, no concelho de Estremoz.

O Instituto da Segurança Social informou, sexta-feira à noite, que acompanha o caso do lar, "em estreita articulação com o Ministério Público e os tribunais competentes".

Numa nota enviada à agência Lusa, o instituto assegura que transferiu todos os jovens que se encontravam na instituição para outros lares de infância "que garantem todo o acompanhamento e apoio técnico adequado". "Tratando-se de processos de promoção e protecção de jovens, neste momento não é oportuno prestar mais informação", conclui o comunicado.

O encerramento acontece depois da antiga diretora técnica da instituição ter sido detida, em Abril, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos a menores ao cuidado do lar. A psicóloga está a aguardar o desenrolar do inquérito em liberdade, tendo o tribunal aplicado como medidas de coacção, entre outras, a suspensão de funções e de proibição de contactos com os menores da instituição.

De acordo com fontes contactadas pela Lusa, o caso da detenção da psicóloga terá contribuído para a decisão de encerramento do lar.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários