Ébola: Governo cria comissão interministerial coordenada por ministro da Saúde

"Não há nenhuma escalada a nível europeu, pelo contrário, até ao momento", esclareceu Luís Marques Guedes, ministro da Presidência. No entanto, argumentou, "nestas matérias mais vale prevenir do que remediar".

Foto
Comissão vai ser coordenada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo Daniel Rocha (arquivo)

O Governo aprovou esta quinta-feira a criação de uma Comissão Interministerial de Coordenação da Resposta ao Ébola, coordenada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, destinada a "coordenar as respostas e decisões políticas de carácter intersectorial e transversal". De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, com esta decisão, o executivo PSD/CDS-PP pretende ver "reforçada a coordenação ao nível político do trabalho já desenvolvido pela Plataforma de Resposta à Doença pelo Vírus Ébola". Esta comissão vai ser "coordenada pelo ministro da Saúde e integrada pelos membros do Governo responsáveis pelos Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna e Infra-estruturas e Transportes, e por representantes dos Governo Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores", refere o mesmo comunicado.

Na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares afirmou que o executivo português está a actuar "preventivamente", e não com base em "dados novos", até porque "não há novos desenvolvimentos" da doença por vírus Ébola no espaço europeu.

Mencionando a evolução dos casos registados em Espanha, Luís Marques Guedes considerou que "as notícias mais recentes até são positivas, encorajadoras" e salientou que "não há nenhuma escalada a nível europeu, pelo contrário, até ao momento", acrescentando: "De qualquer maneira, nestas matérias mais vale prevenir do que remediar".

O ministro da Presidência referiu que tem havido um "acompanhamento permanente" da propagação do Ébola pelas autoridades da União Europeia e disse que o Governo português quer estar pronto "a nível político, para qualquer questão que venha a colocar e que tenha de ser decidida rapidamente de uma forma concertada". A criação de uma comissão interministerial vai "dotar a Administração portuguesa de todos os mecanismos ágeis, céleres para qualquer resposta que a todo o momento se torne necessária", sustentou.

"Não há, de facto, nenhum dado novo, mas pode haver, de repente, uma indicação por parte da União Europeia para se subir o patamar de segurança", apontou Marques Guedes, concluindo: "Esperamos que não venha a acontecer, mas nestas matérias não podemos actuar depois das coisas acontecerem, temos de actuar antes". De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Ébola matou mais de 4800 pessoas desde o início do ano, sendo os países mais afectados a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné-Conacri.


 


Sugerir correcção
Ler 1 comentários