Ébola: 66 norte-americanos de voo da Serra Leoa rastreados em Lisboa sem sintomas

Foto
A Serra Leoa é um dos países mais afectados pelo surto de ébola Simon Akam/Reuters

Um grupo de 66 passageiros norte-americanos de um voo proveniente da Serra Leoa, onde existe um surto de ébola, fez trânsito nesta terça-feira em Lisboa, sem apresentar sintomas da doença no rastreio feito pelas autoridades de saúde portuguesas.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Aeroportos de Portugal (ANA) refere que o voo JF 5003, da Jet Asia Airways, aterrou pelas 20h na pista lisboeta, com 66 passageiros norte-americanos a bordo, vindos da Serra Leoa, país em estado de emergência desde há uma semana devido a um surto de febre hemorrágica causado pelo vírus ébola.

Fonte da ANA explicou à Lusa que os passageiros foram rastreados na origem e em Lisboa, por técnicos da Direção-Geral de Saúde, e não revelaram sintomas da doença, pelo que pernoitam na capital portuguesa e seguem quarta-feira de manhã para os Estados Unidos da América em vários voos de companhias regulares.

“A direção do aeroporto de Lisboa informa que o Instituto Nacional de Aviação Civil, após consulta à Direcção-Geral de Saúde (DGS), autorizou o voo humanitário”, lê-se no texto do comunicado enviado à Lusa, que esclarece que não se tratou de uma “evacuação de doentes, mas apenas de transporte de pessoas assintomáticas (sem sinais de infecção)”.

Os responsáveis portugueses adiantaram ainda que todos os passageiros “foram rastreados à partida e antes do desembarque da aeronave”, numa operação “controlada por uma equipa médica e de enfermagem” e “um técnico de segurança, sob orientação e coordenação da DGS”.

O mais recente surto de febre hemorrágica provocado pelo vírus ébola provocou, desde o início deste ano, 887 mortes, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sugerir correcção
Comentar