Doze distritos sob aviso de vento forte e agitação marítima até segunda

Zonas afectadas pelo mau tempo são sobretudo na região Centro e Norte do país. Lisboa não está abrangida.

Foto
Espera-se agitação marítima com ondas de dois e três metros de altura Daniel Oliveira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 12 distritos sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte entre domingo e segunda-feira, com rajadas de 70 a 100 quilómetros por hora. Lisboa não está na lista.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Os distritos assinalados pelo IPMA são sobretudo na região Centro e Norte do país: Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

Para o distrito de Faro, o aviso deve-se à agitação marítima esperada, com ondas de dois a três metros de altura. Neste caso, o instituto colocou o aviso amarelo em vigor até às 3h de segunda-feira.

No resto do país, estão previstos ventos fortes de Sul, com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas e 70 a 80 quilómetros a altitudes inferiores. Nos 11 distritos em aviso amarelo devido ao vento, o alerta dura até às 15h de segunda-feira.

Na Madeira, o movimento no aeroporto internacional está condicionado desde o meio da tarde de domingo, devido aos fortes ventos na região, situação que já impediu cinco aviões de aterrarem nesta ilha, informou fonte daquela infra-estrutura.

Segundo a mesma fonte, as condições atmosféricas adversas fizeram com que o voo TP 3853, proveniente do Porto, e os provenientes de Londres BA2780, da British Airways, e EZY 5137, da Easyjet, aterrassem em Porto Santo, em vez do Funchal. A Lisboa regressou o TP 1733, enquanto o voo da Norwegian 2464, oriundo da capital inglesa, mudou de rota para Tenerife, nas ilhas Canárias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo até às 6h deste domingo, devido às previsões de vento forte com rajadas que entre os 80 e os 110 quilómetros/hora, nas terras altas, chuva, passando a aguaceiros por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

No mar, na costa Sul, eram esperadas ondas de Sudoeste com dois a três metros, aumentando gradualmente até aos quatro metros. Devido a esta situação, a Porto Santo Line, a empresa proprietária do Lobo Marinho, embarcação que assegura as ligações com a ilha do Porto Santo, cancelou as viagens previstas para ontem.

Sugerir correcção
Comentar