Dores nas costas obrigam portugueses a faltar ao trabalho

Campanha "Olhe Pelas Suas Costas" alerta para os riscos de ficar muito tempo sentado ou levantar pesos no local de trabalho.

Foto

Transportar materiais pesados, fazer movimentos repetitivos ou estar sentado durante longos períodos de tempo são exigências da vida profissional que podem trazer consequências a longo prazo para a saúde. O alerta é feito pela campanha “Olhe Pelas Suas Costas”, que pretende sensibilizar para os riscos inerentes a atitudes incorrectas no local de trabalho, no âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de Outubro.

“As dores nas costas representam uma das principais causas de absentismo laboral em todo o mundo e são um dos principais motivos de visita ao médico”, alerta Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador nacional da Campanha Olhe Pelas Suas Costas, que explica ainda que as dores nas costas podem surgir tanto em empregos sedentários, como naqueles que exigem maior esforço físico.

O risco está em fazer “movimentos repetitivos”, característicos nas profissões que exigem grande esforço físico, ou em “ficar sentado durante longos períodos de tempo”, podendo “provocar lesões na coluna vertebral”, explica Paulo Pereira.

Em comunicado, os intervenientes da campanha lembram que, de acordo um relatório do Observatório do Risco da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, “Portugal está entre os países europeus com mais trabalhadores com problemas do foro músculo-esquelético provocados pela actividade física desenvolvida no trabalho”. Outro estudo realizado no âmbito desta campanha indica que “28,4% dos portugueses referem que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por este motivo”.

De forma a minimizar os riscos de dores nas costas, quem trabalha durante largas horas em frente ao computador deve “sentar-se com os joelhos um pouco mais altos que as ancas, colocar o monitor ao nível dos olhos e fazer pequenos intervalos, levantar-se e dar alguns passos periodicamente”, lembram os responsáveis pela campanha Olhe Pelas Suas Costas. Já quem costuma carregar objectos pesados no trabalho, “deve optar por segurá-los perto do corpo e, se possível, obter ajuda para o transporte de forma a distribuir a carga”, aconselhando-se também o uso de calçado adequado e a realização de curtas caminhadas para exercitar os músculos.

A campanha Olhe Pelas Suas Costas conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

Sugerir correcção
Comentar