Dois jovens morrem afogados em praias do distrito do Porto

Vítimas tinham 15 e 20 anos. Um caso aconteceu numa praia marítima em Vila do Conde e outro numa fluvial, em Vila Nova de Gaia.

Foto
Meios do Instituto de Socorros a Náufragos estiveram envolvidos nos dois resgates Pedro Cunha (arquivo)

Dois jovens, uma de 15 anos e outro de 20, morreram nesta segunda-feira em duas praias do distrito do Porto, uma marítima, em Vila do Conde, e outra fluvial, em Vila Nova de Gaia. Apenas a última era vigiada.

O primeiro caso, que vitimou uma jovem de 15 anos, ocorreu num areal não vigiado ao lado da praia da Azurara, no concelho de Vila do Conde, tendo outra rapariga sido socorrida com vida, disseram os bombeiros locais à agência Lusa.

Segundo o comandante Nuno Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a jovem estava na praia apenas com uma amiga. Afogou-se e foi resgatada por um surfista. "Os nadadores-salvadores das praias adjacentes foram logo para o local e estiveram mais de uma hora a fazer suporte básico de vida à jovem", relata o comandante. "Ainda conseguiram recuperar o pulso, mas, mais tarde, já no transporte feito pela equipa do INEM, a jovem voltou a perder o pulso e foi declarado o óbito", completou. 

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, citada pela Lusa, o alerta foi dado pelas 16h32, tendo as manobras de reanimação da jovem sido suspensas já depois das 19h.

Um outro jovem de 20 anos também morreu afogado ao fim da tarde desta segunda-feira na praia fluvial de Crestuma, em Vila Nova de Gaia, confirmou à agência Lusa fonte hospitalar. O comandante Nuno Leitão adianta que a praia é vigiada por um nadador-salvador pago pela câmara municipal. "O jovem desapareceu sem fazer qualquer sinal de ajuda. Na habitual contagem de cabeças, o nadador notou que faltava uma pessoa e deu o alerta", conta Nuno Leitão. O jovem estava sozinho na praia e acabou por ser resgatado por uma estação salva-vidas do ISN, estacionada na Foz do Douro.

Segundo o capitão do porto do Douro, António Teixeira Pereira, o jovem foi assistido no local, antes de ser encaminhado para o Hospital de Gaia, onde chegou já sem vida às urgências. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o alerta foi dado pelas 18h20.

O comandante Nuno Leitão alerta os banhistas para escolherem sempre praias vigiadas e evitarem riscos desnecessários. O primeiro balanço dos acidentes desta época balnear — que, em algumas regiões, já começou em Maio — só vai ser conhecido no final deste mês.

No areal junto à praia da Azurara estiveram três ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, uma viatura do comando daquela corporação, para além da Polícia Marítima, do ISN e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos, para providenciar apoio psicológico. No caso de Crestuma, estiveram no local os Bombeiros Sapadores de Gaia, os bombeiros de Crestuma e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

Sugerir correcção
Comentar